Pesquisar

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Oposição de verdade

O Senador do PSDB da Paraíba, Cássio Cunha Lima, dá um excelente exemplo de oposição coerente, construtiva e responsável. Cássio desnuda o descompromisso, até desumanidade, do governo federal no tocante à gestão da atual seca do Nordeste.




A Seca que se vive no Nordeste é a pior dos últimos 40 anos. Enquanto ela assola a região implacavelmente, nenhum projeto concreto do governo Federal é levado a cabo. Particularmente chama à atenção as obras da transposição do Rio São Francisco. Depois de mil disputas com grupos "ambientalistas" e movimentos "sociais", o governo simplesmente deixou o projeto de lado.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Big

Em português ficou "Quero ser grande".

O filme fala de um garoto que de fez um pedido numa máquina mágica e, de repente, viu-se um adulto. O enredo, já tantas vezes revisitado, foi tratado no filme sem quase nenhuma nota que mereça destaque.

Exceto pela cena abaixo.

domingo, 25 de novembro de 2012

Eletrizante


A conquista de Sebastian Vettel era previsível, dadas as probabilidades antes do Grande Prêmio em Interlagos. Mas parecia uma decisão insossa. Ninguém apostaria que estava sendo preparada uma corrida tão interessante.

Logo, novos ingredientes começaram a se juntar a este cenário.

O toque na largada não foi culpa de nenhum dos dois envolvidos: Vettel estava tentando encontrar um lugar seguro para manter seu carro longe de encrencas, e Bruno Senna tentou aproveitar uma brecha que surgiu à sua frente logo após a reta oposta. Ninguém errou, mas foi o começo do drama. O dano no Red Bull não foi decisivo, mas com certeza atrapalhou seu desempenho. Além disso, doravante seria uma corrida de recuperação.
Red Bull de Sebastian Vettel com o assoalho danificado desde a 1a volta
A partir de então Seb teve que mostrar de que é feito um campeão mundial.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Na viagem à Espanha, Dilma inverte os papéis



Por Marco Antonio L.



Original aqui.

Nem faz tanto tempo, o Brasil fazia papel de gandula e de pedinte na cena política internacional.

Na viagem de quatro dias à Espanha para participar da 22ª Cúpula Ibero-Americana, encerrada nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff mostrou que o Brasil inverteu estes papéis nos últimos anos.

De devedores a credores do FMI, percorremos um longo caminho de afirmação até Dilma entrar no Palácio Real para ouvir do rei da Espanha, Juan Carlos, um pedido para o Brasil contratar mais profissionais espanhóis, que enfrentam um dos índices mais altos de desemprego da Europa, e aumentar os investimentos das empresas brasileiras no país.

Quem poderia imaginar o rei da Espanha pedindo ajuda ao Brasil para tirar o país da maior crise da sua história recente?
Juan Carlos, rei de Espanha, precisando da ajuda do Brasil
Acontecia exatamente o contrário até outro dia, quando levas de  brasileiros deixavam o nosso país em busca de emprego na Europa, e capitais espanhóis investidos aqui batiam em 80 bilhões de dólares.

domingo, 18 de novembro de 2012

Porto Sul, IBAMA, MPF e licenças

Esta eu li no Blog do Thame (aqui). Parece um pouco utópico da parte do autor, mas é de muito bom senso. Tomara que coim mais vozes ecoando, mais ouvidos ouçam.

Porto Sul: chega de radicalismos, é hora de união
por Daniel Thame


Porto Sul (fonte: Blog do Thame)
ONGs ambientalistas lançaram um novo abaixo-assinado pedindo paralisação do processo de licenciamento ambiental do Porto Sul.  O documento repete argumentos fantasiosos, a exemplo daquele que diz que o Complexo Intermodal é investimento com recursos públicos para beneficiar empresas privadas e que a atividade portuária interferirá negativamente no desenvolvimento do turismo de Ilhéus e do litoral sul da Bahia.

O documento alega ainda que o EIA/Rima não teve divulgação adequada e pede a realização de nova audiência pública.

Felizmente, prevaleceu o bom senso e o Ibama acaba de conceder a  Licença Prévia para a implantação do projeto.

Não se trata de criminalizar o movimento ambientalista, até porque foi na discussão aberta com ONGs e demais representações da sociedade que o projeto evoluiu até o ponto em que se encontra hoje. Mas a hora de discutir já passou. O Ibama atesta que nenhum outro projeto portuário foi tão debatido com a sociedade organizada  quanto o Porto Sul.

O momento pede união e esforços concentrados para que o projeto saia do papel e seja definitivamente implantado, beneficiando toda a região, trazendo desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Chega de radicalismos. Sim, porque o maior perigo para a Mata Atlântica está na pobreza. A mata na região sul da Bahia foi dizimada por que famílias de desempregados precisavam de local para morar, de caça para comer. Estas famílias produziram lixo jogado no leito de córregos e rios, afetando a qualidade destas águas.

O projeto do Porto Sul evoluiu e os ambientalistas têm muito a comemorar. O que era para ser um mineroduto de 500 quilômetros, alimentado com a água do São Francisco se transformou em ferrovia. A localização do porto foi alterada para aumentar a preservação de corais e animais marinhos. Ibama e Ministério Público têm informações profundas e detalhadas sobre o projeto, o que aumenta seus poderes de fiscalização e consequentemente a força para paralisar e suspender a obra caso haja qualquer descumprimento por parte dos empreendedores.

No lugar do radicalismo,  o momento pede racionalidade. Agora, é mais inteligente para os ambientalistas e para a sociedade discutir os condicionantes, não aqueles pensados para inviabilizar o Porto Sul, mas sim os que garantam de fato investimentos sociais e ambientais que signifiquem redistribuição das riquezas a serem geradas pelo complexo.

Não se iludam, o cobertor é curtíssimo. Ilhéus não tem recursos suficientes para, por exemplo, interligar todas as residências a um sistema de esgotamento sanitário. Os ambientalistas sabem que o esgoto não tratado é um dos maiores perigos ao ecossistema. O Governo do Estado tem um pouco mais de dinheiro, mas precisa atender 417 municípios. A União, um pouco mais ainda de recursos, mas atende a 5.550 cidades.

Logo, os investimentos são feitos em locais onde podem se potencializar. Ilhéus e região podem se tornar alvo prioritário dos investimentos estaduais e federais em esgotamento sanitário, qualificação de mão de obra, infraestrutura urbana, incluindo áreas de lazer e de preservação ambiental, a fim de assegurar melhoria na qualidade de vida de seus habitantes.

Sem o Porto Sul e sem a Ferrovia Oeste Leste,  o Sul da Bahia apenas assistirá ao desenvolvimento de outras localidades, lembrando um passado de riqueza cada vez mais afastado do presente e um futuro de desenvolvimento transformado em uma vaga miragem.

Ao contrário do que dizem os radicais do movimento ambientalista, o governo cedeu em diversos pontos. E as condições que as obras saiam do papel são as melhores possíveis, mais vantajosas que outras pensadas para o restante do brasil. É um investimento sem risco, de retorno garantido. Isso porque só a operação da Bamin já garante que a Fiol e o porto serão superavitários.

Além da mineradora, existe toda a produção de grãos, pecuária e outros produtos do Oeste Baiano, do Tocantins e do Mato Grosso. Ilhéus, dotada de amplo complexo logístico, tende a se tornar importante entreposto entre as rotas de comércio mundial Norte-Sul e Leste-Oeste. É só observar o mapa e ver as imensas possibilidades que se descortinam para o Sul da Bahia.

Entretanto, tudo não passará de ilusão caso o radicalismo continue a prevalecer. Vamos lutar pelo Porto Sul, exigir condicionantes que verdadeiramente induzam ao desenvolvimento local e fiscalizar a implantação da obra e cumprimento das nossas próprias exigências.

É isto que o momento exige. Chega de assembleísmo, de discussões radicais repletas de falsas premissas e meias verdades.

Vamos nos unir para transformar o Sul da Bahia num polo desenvolvimento que verdadeiramente garanta qualidade vida para seus moradores.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Chico Caruso

A proclamação da república federativa do Brasil tem duas facetas, entre tantas, que merecem alguma consideração.

A primeira é o óbvio: estabeleceu-se a República, superou-se a Monarquia. O Brasil passou a ter um chefe do executivo eleito, embora nem sempre isso tenha sido respeitado, bem como as duas câmaras do legislativo. A partir daí as forças políticas que se somaram guiaram o país em sua caminhada de pouco mais de um século como república, até onde está hoje.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Veja que lixo!


Um pequeno texto do deputado federal Jean Wyllys, do PSOL, falando sobre mais uma infeliz matéria da revista Veja, dessa vez jogando sua truculência sobre homossexuais. Só peço perdão ao deputado, aos homossexuais e ao movimento LGBT por manter a Tag homossexualismo aqui neste blog. Trata-se de uma expressão consagrada e, ao contrário do deputado, não vejo nada de pejorativo nela.
-----------------------------------------------------------------------
Veja que lixo!

Por Jean Wyllys - Deputado Federal(PSOL-RJ)



Eu havia prometido não responder à coluna do ex-diretor de redação de Veja, José Roberto Guzzo, para não ampliar a voz dos imbecis. Mas foram tantos os pedidos, tão sinceros, tão sentidos, que eu dominei meu asco e decidi responder.

A coluna publicada na edição desta semana do libelo da editora Abril — e que trata sobre o relacionamento dele com uma cabra e sua rejeição ao espinafre, e usa esses exemplos de sua vida pessoal como desculpa para injuriar os homossexuais — é um monumento à ignorância, ao mal gosto e ao preconceito.

sábado, 10 de novembro de 2012

Vergonha na História do Vitória

É indizível o tamanho da decepção que o time do Vitória proporcionou aos seus torcedores em deixar escapar o título da série B depois de ter aberto 7 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

Mas isso não é tudo.

De fato, para qualquer torcedor rubro-negro, a perda deste título é imperdoável, dadas as condições que foram alcançadas ao longo do campeonato. Uma grande decepção. Todavia este não é, nem de longe, o pior cenário possível.

Ocorre que o próprio acesso está concretamente ameaçado. Aliás, muito ameaçado. Principalmente porque o Vitória hoje é uma equipe medrosa, sem confiança, sem nenhuma capacidade de se opor a qualquer adversário, por mais frágil que seja.
Qualquer lesma aterroriza o Leão

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Morte e Vida Severina - Animação

A obra de João Cabral de Melo Neto é uma daquelas para se ver e rever várias vezes, em idades diferentes, em momentos diferentes. A cada ocasião, uma leitura própria.




Agora a TV Escola põe esta obra em forma de animação. O traço (influência inegável de Portinari), as imagens em preto e branco, as dublagens e os efeitos sonoros, todos simples e diretos, completam o cenário. Tão fiel, tão cruel.

Severino.


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Bom exemplo

Vem da Venezuela um exemplo muito legal de um programa que distribui oportunidades aos jovens e prazer aos ouvidos.



Acho que o Brasil poderia desenvolver programas assim. Quanto mais houver fomento à Arte e ao Esporte, mais pessoas poderão viver dessas atividades.

É o que se chama, em inglês, a win win game, já que ganham os beneficiados e ganham (os ouvidos de) todos demais.