Pesquisar

domingo, 28 de julho de 2013

A Inteligência burra

Por que a polícia não havia previsto as recentes manifestações de rua?

Mauricio Dias - Carta Capital

Original aqui.

Apesar de pequenas gafes e deslizes do policiamento encarregado de protegê-lo no Brasil, o papa Francisco saiu ileso. Nem sempre os erros são pequenos assim. Normalmente são graves e repetitivos, com mortos e feridos, como tem ocorrido nas manifestações de rua, nos últimos dois meses, em várias cidades do País.

Os equívocos são muitos e começam de um ponto banal, como aponta o professor Jorge da Silva. “A polícia brasileira, em geral, confunde as atividades de investigação com as de inteligência. A investigação, como é sabido, visa elucidar os fatos a posteriori e apontar culpados. A inteligência é o armazenamento de informações gerais que circulam na sociedade e no cruzamento e análise dessas informações, com a finalidade de prever acontecimentos futuros”, esclarece o professor, que é doutor em Ciências Sociais e ex-chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

“No início, as autoridades demonstraram total desconhecimento do que viria à frente. Minimizaram as manifestações e rotularam os manifestantes de baderneiros e vândalos”, diz .

Manifestações pareciam mero "vandalismo"até ganhar corpo e consistência


“Por que as polícias teriam se surpreendido pela ação de grupos ideológicos anarquistas que agiram conforme anunciaram em rede? Como não sabiam? E como não tinham uma estratégia específica para enfrentá-los?”, pergunta Jorge da Silva, surpreso com a surpresa dos serviços de inteligência sobre a existência do movimento anarquista.

“Desconhecem que grupos ideológicos como o Black Bloc, com simpatizantes também no Brasil, agem de forma idêntica, roupa preta, capuzes, máscaras, com a estratégia de infiltrar-se em manifestações e protestos para praticar atos de vandalismo e destruição?”


terça-feira, 23 de julho de 2013

sábado, 20 de julho de 2013

História de Guerra

Não gosto muito de histórias de guerra. Mas esta aqui é comovente. Primeiro porque há americanos nela, mas eles não são os heróis. Antes, são as vítimas que o herói salva. Este último papel cabe ao o tenente Franz Stigler, da Luftwaffe, a temida força aérea alemã da segunda guerra. Foi o tenente quem encontrou um avião americano em frangalhos após uma batalha aérea e, incrivelmente, o escoltou ao invés de abatê-lo. Depois os dois pilotos acabariam se conhecendo pessoalmente.

B-17 escoltado por caça da Luftwaffe

A narração abaixo é uma tradução de Flavio Gomes (aqui) do texto original em inglês (aqui).

Depois de bombardear Bremem, o B-17 americano foi severamente atingido por caças alemães Messerschmitt e estava em frangalhos quando finalmente conseguiu se livrar dos aviões da Luftwaffe, que nem se importaram muito. Do jeito que ele estava, não iria durar muito. Cairia no Mar do Norte. Tinha rombos na fuselagem, avarias no bico e na cauda, tripulantes mortos e outros feridos, nenhum poder de fogo.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Crianças de Terreiro

Documentário sobre os rituais de iniciação de crianças no Candomblé.

Elas tomam conhecimento dos deuses, dos rituais e dos valores de maneira lúdica e saudável.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O povo não é bobo

Acuadas pela blogosfera, embora protegidas pelas empresas de comunicação coirmãs, as Organizações Globo, quem diria, vivem dias de vidraça

Leandro Fortes
Carta Capital

Original aqui.

Enquanto ainda alimenta a fantasia das “manifestações pacíficas” que cobriu, covardemente, do alto dos prédios das cidades, com repórteres postados como atiradores de(a) elite, a Rede Globo se vê, finalmente, diante de uma circunstância que não consegue dominar, manipular e, ao que parece, nem mesmo entender. Aliás, que jamais irá entender, porque se tornou uma instituição não apenas descolada da realidade, mas também do tempo em que vive. Ela e a maior parte dos profissionais que nela trabalham, estes que acreditam ter chegado ao topo da profissão de jornalista quando, na verdade, estão, desde muito tempo, vinculados ao que há de mais obsoleto, atrasado e cafona dentro do jornalismo nacional.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Excomunhão

Afastando o mau espírito do Estado Laico, que ainda insiste em atrapalhar os negócios de certos "Homens de Deus".

Latuff.


sábado, 6 de julho de 2013

Medo Médico

Por um lado há uma série de críticas a respeito das condições de trabalho. Os governos tem muito a ver com isso, em todas as esferas. De fato, nem sempre há a quantidade e a qualidade desejada de equipamentos e materiais para se promover uma boa saúde pública. Disso os médicos tem toda a razão em reclamar.

Mas há as ausências nos plantões, as concentrações em áreas ricas a despeito de regiões carentes e, principalmente, a simples constatação de que a Medicina preventiva, que não necessita de grandes investimentos em infra-estrutura. Resolver cada um desses pormenores pode amenizar e muito as mazelas da saúde pública brasileira.

Tudo isso torna razoável a vinda dos estrangeiros. Se os médicos daqui não desejam ir para o interior, morar em cidades pequenas (os dados estão abaixo), e se há um grupo de médicos ávidos por isso, que decisão o governo deve tomar?

Por que o CFM tem medo dos médicos cubanos?


terça-feira, 2 de julho de 2013

Dilma não cai sozinha

A queda da popularidade da presidenta Dilma é algo alarmante para o PT.

Todavia, isso não significa que as coisas estejam melhores para outros partidos. Na oposição também houve baixas significativas.

Efetivamente, todos os governantes: prefeitos, governadores e, claro, a presidenta, saíram perdendo.

PT e PSDB lutam entre si mas apanham juntos nas ruas
Neste cenário, apenas políticos que estão momentaneamente alijados do poder puderam gozar do anonimato e, assim, permanecerem intocados. Caso de Marina Silva e Lula.