Pesquisar

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Charge

Luis Fernando Cazo.

Genial.


sábado, 11 de julho de 2015

Maioridade penal foi fixada após estupro de menor na prisão, em 1927

Em 1927, menor estuprado na prisão levou Brasil a fixar idade penal


Original aqui

A maioridade penal foi fixada em 18 anos no Brasil em 1927, quando um crime brutal chocou o país e levou as pessoas a questionarem a violência contra as crianças. Desde então, esta é a primeira vez que existe uma proposta de redução.


quarta-feira, 8 de julho de 2015

Uma direita fraca a caminho de uma derrota histórica

Apesar de parecer excessivamente otimista, esta análise de Ion de Andrade traz alguns fatos importantes: o Brasil não é mais o mesmo, e a Democracia de hoje é mais robusta, bem como as forças progressistas.

Se a Direita realmente endurecer o jogo, encontrará uma resposta muito mais dura do que em outros tempos.

.
Ion de Andrade
Original aqui

Quando lidamos com um adversário que presumimos mais forte do que nós, uma reação bem esperável é fazer muito barulho. Ocorre quando o ser humano está ameaçado por animais selvagens, mas também em situações de ameaça de violência ou roubo nas cidades. As reações exageradas, barulhentas e espetaculosas costumam, portanto, ser um forte indício de inferioridade na correlação de forças. Servem, aliás, para esconder essa verdade e almejam uma vitória baseada no blefe e na covardia do oponente mais forte que pode não pagar para ver.



A febre pelas análises de conjuntura, de que a esquerda se tornou excessivamente dependente, dificultam qualquer análise mais larga que escape ao barulho produzido pelo adversário acuado e temeroso. A conjuntura nos leva a acreditar nas bravatas e nos faz esquecer de que quem é mais forte no cenário da política hoje são as forças nacionais democráticas que modelaram o Brasil contemporâneo.