Pesquisar

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Não Desce

Faz alguns dias foi postado aqui um texto explicando o porquê da convicção crescente de que o Vitória não sobe para a série A em 2012. Leia aqui.

A análise se baseava no fato estatístico muito simples de que, em nenhum momento, o rubro negro esteve entre os quatro primeiros colocados que merecerão este prêmio. Aliás, o Leão Mansinho anda, por ora, rondando muito mais as quatro últimas posições do que as quatro primeiras.

Está-se corroendo muito rápido todo um trabalho que, desde os anos 80, foi levando o Vitória cada vez mais para o alto, chegando a conquistar 8 dos últimos 10 campeonatos baianos (e por detalhes não foram os dez), o melhor desempenho da História do Futebol da Bahia em uma única década.

Além disso, o Leão venceu a maioria das copas do nordeste, além de apresentar vários desempenhos destacados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. O Vitória chegou a ser a referência no Norte-Nordeste do Brasil, o clube a ser batido.

Contratações equivocadas, gerência desastrada no setor de futebol, falta de empenho, são muitos os erros recorrentes que se vê no Vitória nestes últimos dois anos.

Análise análoga vale para o Tricolor e seus felizes torcedores. Assim como o Vitória não sobe, aqui neste modesto blog se vaticina que o Bahia não cai.


É que o tricolor passou anos penando com os mesmos erros e as mesmas dificuldades que hoje se vê no rubro-negro. Mas a diretoria, caminhando com erros e acertos, mas sempre com paciência e tomando decisões corajosas, conseguiu reverter o quadro. O Bahia, apesar de não ascender às primeiras posições na tabela, efetivamente não fica, também, nas últimas. Vai conseguir se manter na série A, talvez até com uma vaga na copa sul-americana.

Merecidamente.

Os torcedores rubro-negros só tem a lamentar: há épocas de vacas gordas e há épocas de vacas magras. Acho que está chegando um período ruim para o Vitória, depois de uma década inteira superando implacavelmente seu rival.

O Vitória está doente. Muito doente.

É um câncer em metástase, já que o problema se estende entre diretoria, departamentos, jogadores, infra-estrutura, finanças. Todo o Vitória está imergindo numa jornada descendente, que vai trazer muito pouca alegria aos rubro-negros nos próximos anos.

Talvez grandes decepções.

Devem ser mesmo coisas do Futebol.

Futebol mal administrado.

5 comentários:

  1. Como tricolor, quero ver o Vitória na elite do futebol. Novos embates BA-VI na série A serão muito interessantes.

    Também acho que o Bahia não cai. Tem uma equipe razoável. O time é aguerrido, principalmente quando se encontra em desvantagem no placar. Está até um pouco acima de muitos que ora disputam a série A. No entanto, o Bahia não tem sido muito eficiente quando joga em casa. Se ganhasse a metade dos jogos que fez em casa, estaria rente aos quatro primeiros colocados.

    Quanto ao Vitória, acho que ainda tem tempo. Estamos na metade da competiação. A diferença dos quatro primeiros pode ser tirada em poucas rodadas. Mas, para isso, o Vitória precisa começar a vencer seus jogos.

    ResponderExcluir
  2. Como torcedor, quero que o Bahia desça, e o Vitória suba.

    Mas essa é uma visão tola, apaixonada e sem razão. Boa para uma cervejinha, para brincadeiras, e nada mais.

    Racionalmente falando, para os dois é melhor que ambos estejam na série A. No final dos anos 90 e início do século 21 eles estiveram juntos na elite, e conseguiram formar boas equipes, com grandes jogadores.

    A competição é saudável para ambos.

    E que venham Conquista, Bahia de Feira, Serrano e outros galgando as séries D e C. Pernambuco tem o Salgueiro na série B. Porque a Bahia não tem ninguém?

    ResponderExcluir
  3. Creio que os clubes do futebol bahiano cometem os mesmos erros como os que vemos no nosso Colo-Colo.

    Falta democracia na escolha das diretorias, os clubes tem "donos".

    ResponderExcluir
  4. boto fe o leao vai subi com fe em deus

    ResponderExcluir
  5. o vitoria tudo pode na quele que fortalece que e o nosso deus grande maravilhoso deus

    ResponderExcluir

Comente aqui