Pesquisar

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Os Panicopas

O texto abaixo é de uma amiga, ex-vizinha dos tempos de universidade em Campina Grande, e ajudou a mudar minha própria opinião a respeito da Copa do Mundo no Brasil.

Por Fabiana Agra.

Original aqui.



Existe uma campanha em curso contra a Copa 2014 no Brasil. A “turma do contra” é pequena, mas está fazendo um barulho grande, pois estão tendo o apoio da mídia PIG e de alguns governos estaduais e municipais (o estado do Paraná e a prefeitura de Curitiba, por exemplo, abandonaram as obras da “Arena da Baixada”, praticamente comprometida como sede); há também a cartolagem da Fifa, que em nada está contribuindo para melhorar a situação.

No entanto, como diz o cientista político Antonio Lassance, ”a campanha anticopa não seria nada sem o bombardeio de informação podre patrocinado pelos profetas do pânico”. O objetivo desses falsos profetas não é prever nada, mas incendiar a opinião pública contra tudo e contra todos, inclusive contra o bom senso. E esses “panicopas” ou profetas do pânico da Copa, estão levando consigo muita gente boa, mas que anda desinformada em relação à Copa do Mundo no Brasil. E essas pessoas, infelizmente, ao entrarem nesse clima de desinformação, estão espalhando ódio e descrença na competência do Brasil sediar o evento. E os profetas do pânico na Copa agradecem.

O que Aécio e Eduardo Campos têm a dizer ao movimento ‪#‎naovaitercopa‬? Quem costumava acompanhar os noticiários da época sabe que os candidatos da oposição, Aécio Neves e Eduardo Campos, são favoráveis à realização da Copa no Brasil, já que ambos se esforçaram ao máximo para que Minas e Pernambuco tivessem posição de destaque no torneio! No entanto, nenhum dos dois condena os atos de violência ocorridos nos últimos dias, principalmente em São Paulo; e há quem diga que ambos torcem para que uma nova rodada de protestos ajude a viabilizar um segundo turno…

Quem são os manifestantes anti-Copa, afinal?

É bobagem chamar esses “protestos” de “anti-Copa”, convenhamos! Os atuais protestos são, na verdade, anti-PT, anti-governo (federal) e antidemocracia; estão sendo realizados para queimar a imagem de Lula e Dilma, e orquestrados por alguns reacionários que sentem saudades da ditadura militar, por alguns “esquerdistas” de partidos “revolucionários”, e, é claro, por alguns políticos que não se conformam em ter perdido as benesses do poder, além de uns poucos ex-petistas que querem se vingar a todo custo do partido.

O que ninguém consegue entender, no entanto, é como esses jovens que participam de tais movimentos quebram estabelecimentos comerciais e pontos de ônibus, além de incendiar veículos de trabalhadores. Talvez seja porque esse grupinho do contra não está preocupado com nada que diga respeito ao povo, são sociopatas que buscam apenas o caos. Em minha pesquisa para produzir o presente texto, vi o comentário do paulista Vanderlei Victorio: “Conversei com vários integrantes do movimento, mas nenhum quis gravar entrevista. Contudo, consegui a informação de que, em grande parte, eram militantes do PSOL, do PSTU e da Rede (de Marina Silva). Cartazes contra políticos, só vi contra Lula e Dilma. Aproximei-me do bar e comecei a conversar com as pessoas. Quase nenhuma me permitiu gravar. Tive que pedir a mais de dez pessoas até encontrar quem aceitasse. Porém, recusaram-se a dar nomes. Absolutamente todas as pessoas com quem conversei disseram que querem a Copa no país. E disseram que nem dão bola para essas manifestações que acontecem toda hora e que são ‘esquisitas’ e ‘violentas’”. Victorio arremata dizendo “acredito que essa tática do grupo ‘Não Vai Ter Copa’ está sendo muito mal recebida pela sociedade. O efeito eleitoral que os grupos políticos por trás desse movimento pretendem pode se mostrar inverso ao que buscam”.

A Copa do Mundo no Brasil

Antonio Lassance, doutor em Ciência Política, escreveu um artigo primoroso sobre o tema, contra-argumentando cada falácia dos “panicopas”. O texto, de tão bom, serve como base para o presente tópico. **

1. O dinheiro que o Brasil está gastando com estádios deveria estar gastando com saúde e educação

A “Copa” vai consumir quase 26 bilhões de reais. A construção de estádios (8 bilhões) é cerca de 30% desse valor. Os outros 70% dos gastos da Copa não são em estádios, mas em infraestrutura, serviços e formação de mão de obra. Os gastos com mobilidade urbana praticamente empatam com o dos estádios. O gastos em aeroportos (6,7 bilhões), somados ao que será investido pela iniciativa privada (2,8 bilhões até 2014) é maior que o gasto com estádios. Já o Ministério que teve o maior crescimento do volume de recursos, de 2012 para 2013, não foi o dos Esportes (que cuida da Copa), mas sim a Secretaria da Aviação Civil (que cuida de aeroportos). Quase 2 bilhões serão gastos em segurança pública, formação de mão de obra e outros serviços. Ou seja, o maior gasto da Copa não é em estádios. Quem acha o contrário está desinformado e, provavelmente, desinformando outras pessoas.

Lassance lembra que os “recursos a serem gastos em estádios seriam úteis a outras áreas. Mas se os problemas do Brasil pudessem ser resolvidos com 8 bi, já teriam sido”. Enquanto isso, no ano de 2013, os recursos destinados à educação e à saúde cresceram. Em 2014, vão crescer de novo. Portanto, o Brasil não irá gastar menos com saúde e educação por causa da Copa. Ao contrário, vai gastar mais. Não por causa da Copa, mas independentemente dela. No que se refere à segurança pública, também haverá mais recursos para a área. Aqui, uma das razões é, sim, a Copa.

E o cientista político lança o desafio: “Se alguém quiser ajudar de verdade a melhorar a saúde e a educação do país, ao invés de protestar contra a Copa, o alvo certo é lutar pela aprovação do Plano Nacional de Educação, pelo cumprimento do piso salarial nacional dos professores, pela fixação de percentuais mais elevados e progressivos de financiamento público para a saúde e pela regulação mais firme sobre os planos de saúde. Se quiserem lutar contra a corrupção, sugiro protestos em frente às instâncias do Poder Judiciário, que andam deixando prescrever crimes sem o devido julgamento, e rolezinhos diante das sedes do Ministério Público em alguns estados, que andam com as gavetas cheias de processos, sem dar a eles qualquer andamento”.

Lassance continua: Marchar em frente aos estádios, quebrar orelhões públicos e pichar veículos em concessionárias não tem nada a ver com lutar pela saúde e pela educação. Os estádios, que foram malhados como Judas e tratados como ícones do desperdício, geraram, até a Copa das Confederações, 24,5 mil empregos diretos. Alto lá quando alguém falar que isso não é importante. Será que o raciocínio contra os estádios vale para a também para a Praça da Apoteose e para todos os monumentos de Niemeyer? Vale para a estátua do Cristo Redentor? Vale para as igrejas de Ouro Preto e Mariana? Havia coisas mais importantes a serem feitas no Brasil, antes desses monumentos extraordinários. Mas o que não foi feito de importante deixou de ser feito porque construíram o bondinho do Pão-de-Açúcar?”

Mas a turminha dos “anti-Copa” insiste em dizer que a verba para a Copa está saindo “da Saúde e da Educação” ou que deveriam ir para “a Saúde e a Educação”. Mas, para quem ainda não sabe, a arrecadação de impostos do governo federal brasileiro no ano de 2013, foi de mais de um trilhão de reais; da mesma forma, no ano de 2012 também foram arrecadados cerca de um trilhão de reais, o mesmo ocorrendo no ano de 2011. Então, como as obras com a Copa não aconteceram todas de uma vez, apenas em um único ano, elas vem ocorrendo desde 2010, todos os gastos com o evento equivalem a menos de 1% do que foi arrecadado pelo governo federal nos anos de 2011, 2012 e 2013.

Agora vamos para a educação, pegando como base apenas o FUNDEB – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. Somente nos anos de 2011 e 2012, o governo federal repassou a Estados e municípios, através do FUNDEB, para investimentos na Educação Básica, a quantia de mais de 92 bilhões de reais. Então panicopas, é bom inventarem outra desculpa, essa não cola mais, faz tempo!!!

2. O Brasil não está preparado para sediar a Copa, os turistas estão com medo de vir para o evento

Se alguém porventura ainda não sabe, o Brasil já sediou uma Copa do Mundo, sim, sediou, foi em 1950. Se naquela época o Brasil deu conta, por que motivo iria fracassar agora? E a Copa das Confederações que foi realizada dentro dos conformes no ano passado, não serviu como teste? Mas tem mais: se recebeu muito mais gente na “Jornada Mundial da Juventude”, em uma só cidade – Rio de Janeiro –, porque teria dificuldades para receber um evento com menos turistas, e espalhados em mais de uma cidade? Só para lembrar, a Alemanha, sim, a poderosa Alemanha, foi vítima de atentados terroristas em Munique, nos Jogos Olímpicos de 1972. E o império americano então? Quem ainda se lembra do atentado ocorrido durante a Maratona Internacional de Boston, em 2013? Tem mais: quem se lembra de como o Papa Francisco ficou vulnerável durante o percurso entre o aeroporto e o centro do Rio, quando o carro que o transportava ficou preso entre ônibus e centenas de fieis? O que aconteceu? Nada! O papa foi saudado e tocado por dezenas de pessoas e passou incólume por toda a falha de segurança ocorrida durante sua chegada.

Até mesmo em relação às manifestações legítimas que certamente irão ocorrer, o Brasil não vai dar vexame desde que os governadores de cada estado “convençam seus comandantes da PM a usarem a inteligência antes do spray de pimenta e a evitar a farra das balas de borracha”. É claro que certamente ocorrerão inúmeros problemas, eles ocorrem todo santo dia – a diferença aqui é como esses problemas serão enfrentados durante a Copa do Mundo.

Em relação ao turismo, o Brasil é conhecido pela cordialidade com que trata os turistas e visitantes estrangeiros – pode até não saber falar inglês, mas todo mundo acaba se entendendo e eu duvido que algum turista seja hostilizado – já roubado aí é outra história. Um dado importante é que o turismo para o Brasil cresceu 5,6% em 2013, acima da média mundial. Foi um recorde histórico (a última maior marca havia sido em 2005). O Brasil recebeu mais de 6 milhões de estrangeiros. Em 2014, só a Copa deve trazer meio milhão de pessoas. De quebra, o Brasil ainda foi colocado em primeiro lugar entre os melhores países para se visitar em 2014, conforme o prestigiado guia turístico “Lonely Planet”. E a principal razão para a sugestão, claro, só podia ser a Copa.

3. Muita coisa não vai ficar pronta a tempo e se ficar é um desperdício de dinheiro público!

Em relação ao desperdício de dinheiro para a Copa, a internauta Mariana Monteiro de Bastos levanta vários argumentos que deitam por terra o pânico da “turma do contra”. A primeira constatação feita por Mariana: o governo federal não gastou um centavo sequer do Orçamento da União com a construção e reformas de estádios, já que eles foram reformados ou construídos a partir de uma combinação de recursos privados (no caso de estádios pertencentes a clubes, como o Beira-Rio, a Arena da Baixada e o Itaquerão), recursos de governos estaduais, e empréstimos concedidos por instituições financeiras pertencentes ao governo federal, como BNDES, Caixa Econômica e Banco do Brasil. Assim, nem um único centavo para obras de estádios saiu do Orçamento Geral da União.

É claro que alguém que esteja lendo este artigo irá dizer: “ah, mas é dinheiro federal do mesmo jeito, o dinheiro emprestado pelo BNDES, Caixa Econômica, etc..” Não, claro que não é a mesma coisa! O BNDES, a Caixa Econômica, o Banco do Brasil, apesar de serem instituições pertencentes ao governo federal, são bancos, emprestam dinheiro que é pago com juros. O BNDES, a Caixa e o BB tem os seus próprios ativos, que não tem nada a ver com o dinheiro do Orçamento do governo, e para que esses ativos aumentem, eles fazem o que todo banco faz, que é emprestar dinheiro, para depois ser pago com juros.

Sim, sei que muitas coisas não ficarão prontas antes da Copa – ultimamente estive em Fortaleza e Rio de Janeiro e pude comprovar essa afirmação, verdadeiros canteiros de obra – mas esse não é um grave problema. Lassance chama a isso de “legado”: são investimentos em aeroportos, portos, ruas, avenidas, túneis, pontes, viadutos, corredores de ônibus e outras obras de mobilidade urbana. Todos esses investimentos vão trazer benefícios para as populações das cidades-sede da Copa durante muitos anos após a copa ter terminado, lembra Mariana de Bastos, e eu concordo com ela, quando a Copa acabar, as novas avenidas, os viadutos, as pontes, os aeroportos ampliados, e todos os demais investimentos vão continuar lá, servindo para melhorar a vida da população.

Sim, é claro que vai ter Copa!

Há os mascarados que pegaram carona nos protestos de junho de 2013 e, de lá para cá, quebram e botam fogo em tudo que vêem pela frente. Há também os “descarados”, que são aqueles que noticiam o que não sabem e fingem dublar a “voz das ruas”, enquanto as ruas hostilizavam as emissoras e jornais do PIG. Antonio Lassance lembra que tudo isso fez com que um sentimento estranho tomasse conta dos brasileiros. Pela primeira vez na história, os brasileiros não discutem a data dos jogos, os grupos, ou a escalação dos times de cada seleção. O que todos querem saber é se tudo dará certo e se haverá paz durante a competição. É o verdadeiro pânico instalado entre os torcedores, pânico espalhado pelos profetas do pânico que, nos últimos anos, vivem de rogar praga em todas as esferas do Governo Federal: disseram que em 2013 haveria um grande apagão, que o Brasil não conseguiria cumprir sua meta de inflação etc. e tal. Erraram feio em todas as profecias, mas insistem na maldição da hora, a maldição do “não vai ter copa”. Mas esse terror não pode continuar!

Estamos quase no mês de fevereiro e às portas da Copa do Mundo. Chegou a hora de quem ter orgulho de ser brasileiro começar a desmascarar esses oportunistas que querem usar da pregação anticopa para atingir objetivos que nunca foram o de melhorar o país. Chegou a hora de combater esses oportunistas, evitar que eles consigam desmoralizar o Brasil. E termino este chamamento usando as palavras do picuiense José Amauri Dantas:

“A Copa do Mundo no Brasil precisaria ser diferente do resto do mundo, sim, não porque ainda existem moradores de rua e crianças fora da escola, mas porque o futebol corre nas veias do povo brasileiro, inclusive de muitos que são religiosos e não deixaram de torcer pelos seus times, assim como, provavelmente, alguns não se livraram dos seus vícios e costumes, pois, nesse outro ‘campo’, dizem que o importante são as intenções. Portanto, se a Copa do Mundo tem seu lado negativo, já aconteceu. Os gastos, superfaturados ou não, já foram feitos. Agora, seria o cúmulo da estupidez se o Povo Brasileiro abrisse mão de usufruir do lado positivo que torna o evento tão cobiçado no mundo inteiro.”

P.S.: Eu já comprei a minha camisa e me inscrevi para assistir Brasil X México em Fortaleza; o sorteio acontecerá em fevereiro e eu não vejo a hora de ver meu nome na lista para, pela primeira vez na vida, ver de perto a Seleção Brasileira jogar em uma Copa do Mundo, porque amo futebol desde que me entendo por gente.

Sim, vai ter Copa!
por Fabiana Agra do Paraíba Geral*

* Fabiana Agra é advogada, jornalista e torce muito pelo Brasil, em todos os campos.

Um comentário:

  1. Querida Fabiana,
    É notório sua paixão pelo “PT”, são tão lindas as suas falsas ilusões endeusando o ex-presidente e como a atual presidenta, seus discursos visivelmente “Antidireitistas” seus queridos contos de fada, suas palavras exacerbadamente lindas, afagadoras, consoladoras e até mesmo revolucionárias aos ilusórios “esquerdistas”. Há se fosse fácil assim!
    O protesto ou manifestação expressa uma reação solitária ou em grupo, de caráter público, contra ou a favor de determinado evento. Os manifestantes organizam um protesto como uma maneira pública de que suas opiniões sejam ouvidas em uma tentativa de influenciar a opinião de outras pessoas ou a política do governo, ou podem empreender a ação direta tentando, elas mesmas, decretar diretamente as mudanças desejadas (WIKIPÉDIA).
    É interessante seu ponto de vista sobre estes protestos que vêm acontecendo no Brasil, é interessante você achar desnecessários e absurdo, é interessante. É estranho quando sua “corja” revolucionou querendo melhorias para o “povo” uma mudança de governo, melhoras na educação, melhoras na saúde e, em um monte de coisas, mas para vocês, aquilo tudo era novo, era o melhor para o Brasil, tudo que faziam vocês estavam a favor, todas as badernas e todas as melhorias que pudera acontecer. Não, não fazemos diferente, a única coisa que acontece diferente é a época, pois a antiga estava ao seu favor, e esta, estar a favor de todos que necessitam de cada protesto daquele sem muito fanatismo político. Mesmo com todos esses protesto que você julga de uma ignorância e falta de respeito ou educação que seja, nada vinheira a ser refletido na casa branca por certo, pois nada mudou, pra você ver, mesmo com tudo isso!
    Você que se expressa sempre com suas palavras árduas em tons de protestos visionários usando de alguns meios de comunicação para isto com tom de ironia, e na maioria aceitada por leigos que nem ao certo sabe o que postas, mas, estão lá para te dá o absoluto apoio, pessoas essas tendo em vista todas elas seguidas de uma mesma corrente, a do “PT”, será isto um protesto? Há se fosse um situação contrária, consigo até ver os borbulhosos e enlouquecedores turbilhões de comentários principalmente os de “ELITISTAs” palavra essa que você faz questão de implantar aos não “pêtistas”.
    Falarias em minutos um milhão de coisas que em vez dessa política de “PÃO E CIRCO” esse dinheiro todo gasto, abusado e até mesmo em grandes desvios, deveria ser usado para implantação de saúde pública, proporcionar uma melhoria de vida para os que passam fome e principalmente investimento na educação, e aumento salarial para aqueles que passa o mês todo trabalhando, pois em alguns dias (ser você não sabe), seus salários já esgotara com pagamentos de coisas necessárias(água, luz e feira), ao contrário de você que teve uma excelente condição financeira sempre estudou nos melhores colégios nunca faltou nenhum apoio financeiro pois cujo pai possuía (HERDOU) um cargo muito privilegiado, cargo este da “ELITE” brasileira com salários absurdo de alto, cuja um pobre, realmente pobre, não ganha a vida toda o que seu pai ganhava por mês, detalhe, hoje é herdado pela sua mãe (chamaria até de montante esta extraordinária quantia recebida( POR MÊS)), um aumento para estas pessoas gozarem um pouco da vida, viajar um pouco, sair dessa rotina, rotina semelhante ao da revolução industrial, será que você acha justo? Você realmente não entende disso, e nunca entenderá!
    Enfim se o que te preocupas é a questão dos seus endeusados saírem do governo, não precisa a BOLSA FAMÍLIA elege-os de novo. E saiba que até um desses protesto pode ser que venha a beficiar-te até mais, para que possas viajar e comer bem, que é o que você tanto gosta!

    ResponderExcluir

Comente aqui