De fato, as soluções propostas para o atual aeroporto de Ilhéus encontram forte limitação na falta de espaço e estrutura, já que é um equipamento realmente antigo. Apesar de não entender nem justificar a postura da ANAC a respeito do caso, é fácil perceber isso.
Mas também não é verdade que não há nada que possamos fazer. Porque há alternativas, que precisam ser discutidas com a ANAC e com a INFRAERO. Por exemplo, existem dois equipamentos que podemos estudar para instalação no aeroporto. O ILS e o VOR/DME.
O ILS (sigla de Instrument Landing System) é um instrumento que permite o piloto saber, mesmo que não consiga ver (por conta de chuva, neblina etc.) se está alinhado ou não com a pista (por exemplo, no caso de Ilhéus, evita que ele vá trombar com o OPABA ou pousar na praça do Pontal) bem como se seu ângulo de descida é adequado.
O ILS consiste de duas estruturas: o localizador e o glide slope. O primeiro informa o alinhamento, enquanto o segundo informa o angulo de descida.
Uma fotografia desses instrumentos está na figura abaixo.
A instalação do ILS daria toda a precisão necessária para o pouso no aeroporto de Ilhéus. Mas infelizmente esta alternativa não é simples de ser implementada. Porque o Glide slope precisa estar localizado a 1000 pés (cerca de 333 metros) da cabeçeira da pista. Não há espaço para isso, a não ser que possa ser instalado no mar.
A segunda alternativa é o VOR/DME (VOR vem de Very High Frequency Omnidirectional Range e DME vem de Distance Measuring Equipment). Estes são equipamentos de rádio que emitem ondas radiais que permitem o piloto saber qual o ângulo que ele se encontra com relação ao pólo norte magnético. Além de estimar a distância. Com essa informação o piloto pode fazer o alinhamento com a pista (por exemplo, no aeroporto de Ilhéus, se ele está a 290 graus, então está alinhado com a cabeçeira da pista, sentido Sapetinga-Oceano).
O VOR possui uma acurácia inferior à do ILS, ao se considerar procedimentos de aproximação e pouso. Mas é bastante razoável, com erro máximo de 1,4 graus, sendo que em 99,94% do tempo esse equipamento opera com erro inferior a 0,35 graus. Perfeitamente seguros.
E o melhor: não há muita dificuldade técnica em se instalar o VOR/DME no aeroporto de Ilhéus. A figura abaixo dá uma idéia do que é o equipamento.
Trata-se de uma simples estação, que abriga a estrutura necessária para transmitir as ondas radiais para direcionamento das aeronaves. Salvo melhor juízo, parece-me perfeitamente possível de ser instalado no aeroporto de Ilhéus.
A instalação desse equipamento reduziria os riscos nas operações de aproximação e pouso, e provavelmente permitiria que o aeroporto voltasse a operar em condições adversas (chuva e neblina) e vôos noturnos.
Assim, de acordo com essas poucas informações, parece-me ser perfeitamente possível a restauração plena das operações do aeroporto, com os vôo noturnos que permitiam o embarque e desembarque de equipamento para o Pólo de Informática e para muitas outras indústrias da região. Pode-se manter em operação o velho e bom Jorge Amado, enquanto esse incerto "novo" aeroporto é construído.
Pode ser uma questão de mobilização das pessoas e da sociedade.
E vontade política do governantes.
Caro Degas. Gostaria que vc comentase iso: desde que o PT assumiu o governador do estado e o presidencia da republica Ilhéus so vem levando o que Luzia levou atrás da moita!
ResponderExcluirO aeroporto tem solução. Mas os caras naum querem! Querem detonar Ilheus.
Abaixo a Wagareza!
Caro anônimo.
ResponderExcluirDesde que o PT assumiu o governo do estado, este tem feito e deixado de fazer muitas coisas. O governo do PT tem defeitos, mas também tem qualidades.
Não vejo uma relação partidária a respeito do tratamento dispensado pelo governo do estado para Ilhéus.
Que realmente deixa a desejar. Mas já deixava há muitos anos antes.
Aeroporto de ilheus : esta acabando com toda a industria do turismo de Ilheus,Canasvieiras Itacareh e da Peninsula de Marau , e ateh agora somente uns poucos t^em reclamado , mas a coisa esta preta para nos , investidores da regiao, se houvesse um minimo de vontade de todos para resolver esse impasse ...
ResponderExcluir