Pesquisar

domingo, 10 de janeiro de 2010

Quem era ele?

Para alguns desavisados que me mandaram e-mails indignados, referindo-se a Michael Schumacher como o cara que venceu "apenas por ter o melhor carro" ou então "sempre usando as estratégias de paradas de box".

Uma falta de respeito com a história e a verdade.

Como disse na postagem anterior (leia aqui), não sei se ele ainda é o grande Michael Schumacher. Mas que não se ponha dúvidas sobre seu tamanho: o Maior de Todos.

Um mero exemplo. Mas para entendê-lo é necessário que se situe o contexto.

Grande Prêmio da Bélgica, 1995. Michael guiava uma Benetton, e Damon Hill, contra quem Michael que disputava prova a prova o título da temporada, seguia a bordo de uma Williams.

A corrida seguia normalmente, com Damon abrindo vantagem sobre Michael, impotente em seu equipamento inferior. Até que São Pedro resolveu por pimenta - aliás água - na disputa.

Alguns momentos de chuva. Que apenas umedeceram a pista. Damon Hill escolheu usar a vantagem que havia conseguido enquanto a pista estava seca e trocar os pneus, saindo dos boxes com compostos para pista molhada. Schummy, por sua vez, resolveu arriscar.

A partir daí virou um jogo direto: como a chuva estava passando, era uma questão de tempo até a pista secar novamente. Cabia a Damon Hill aproveitar as voltas em que a pista estava molhada para, usando seus pneus de pista molhada, ultrapassar Schumacher e, em seguida, abrir vantagem. Damon teria que ultrapassá-lo rápido para que pudesse conseguir distanciar-se o suficiente para que, quando a pista secasse, pudesse fazer uma nova parada, substituindo seus pneus pelos de pista seca, e ainda voltar à frente do rival.

Ao mesmo tempo, cabia a Michael a tarefa de, com pneus para pista seca e guiando no molhado, atrasar ao máximo a ultrapassagem de Damon Hill, de forma que ele não tivesse tempo para abrir o suficiente após superá-lo.

Vejam do que era capaz esse Michael Schumacher.



No final, devido à volta e meia perdida atrás de Michael, Damon não conseguiu abrir a vantagem necessária, e quando a pista secou teve de parar nos boxes novamente. Schummy venceu, com Hill em segundo.

Foi mais um Show de Michael Schumacher!

Um comentário:

  1. O cara foi simplesmente o melhor do mundo e pronto!
    As viuvinhas de Ayrton Senna que fiquem chorando de raiva.
    E quando voltar, vai ser o melhor de novo. Pode escrever!

    ResponderExcluir

Comente aqui