Inspiram o nome dessa série de coisas maravilhosas da Bahia. Estão espalhadas por toda parte, contaminando todos os olfatos e paladares com as deliciosas tentações que trazem em seus tabuleiros.
Muitas calorias? Pode ser. Mas com certeza o prazer sublime que elas proporcionam com suas iguarias compensam quaisquer danos à silhueta. Maravilhas que não encontram par por aqui. Só podem ter sido trazidas de longe. Pelos Deuses. Da África!
A iguaria mais conhecida, e mais requisitada por todos, é o Acarajé. Feito com massa de feijão fradinho, frito no dendê, o sabor é ímpar. Os recheios são diversos, passando pelo Vatapá, Salada, Camarão e - muita calma sessa hora - Pimenta! Acarajé que, aliás, é também conhecido pela lenda da oferta "O freguês quer quente ou frio?". Quando, incauto, o freguês escolhe "quente", recebe a iguaria inundada de pimenta.
Mas eu mesmo nunca vi nenhuma baiana fazer tamanha maldade.
O Abará, para mim a mais saborosa das tentações do tabuleiro da baiana. De acordo tanto com Dona Margarida quanto com Dona Cícera, o Abará na verdade é basicamente a massa do acarajé, só que cozido e enrolado em folha de bananeira.
Depois de provar as iguarias do feijão, como sobremesa pode-se ter o Bolinho de Estudante,
ou então a famosa "Cocada da Baiana".
Sirvamo-nos!
delícias da Bahia!
ResponderExcluirAi, cocada é divino!
ResponderExcluirSou louca por cocadinha, não importa calorias nem nada.
quanta coisa gostosa.... nossa so bhaina pra ter um negoso desses... monica de juazeiro do noirte
ResponderExcluir