Pesquisar

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Automobilismo em Ilhéus

Sonhar não ofende.

Tive essa idéia assistindo à lamentável prova da Stock Car em Ribeirão Preto no último domingo, em que as ultrapassagens eram virtualmente impossíveis e os pilotos quase sempre acabavam no muro. A corrida de Salvador não é muito melhor do que isso. Assim, cá com meus botões, imaginei que Ilhéus poderia ter um circuito de rua, para sediar provas de categorias como a Mini-Challenge, a Fórmula Future, ou até mesmo a Stock Car.

Um possível Layout do circuito segue abaixo. Pelas minhas contas (e do Google Maps) seria uma pista de 2,4 km. Um tamanho bastante razoável.



Todavia, ao contrário das demais pistas de rua em Salvador e Ribeirão, a de Ilhéus não teria curvas tipo hair-pin (as ferraduras), e propiciaria ao menos dois pontos reais de ultrapassagem no final de duas retas longas: uma de 750 metros na orla do Malhado (Av. Medeiros neto) e outra de 400 Metros no final da Av. Severino Vieira.

Provavelmente seria uma prova emocionante.

A pista contaria com uma subida íngreme, no final da Av. Medeiros Neto, e uma curva bem fechada na tomada para a rua Severino Vieira.

Além disso é importante ressaltar a segurança, já que todas as curvas potencialmente mais perigosas contariam com área de escape.

Apesar de ser leigo no assunto, apenas um admirador do esporte, a mim me parece um circuito viável. Um traçado desafiador, que agradaria muito aos pilotos e ao público.

Mais importante, incluiria a cidade de Ilhéus no lucrativo calendário das corridas de automóvel, fortalecendo o Turismo de eventos.

As tomadas da TV mostrariam a todo momento diversos pontos da cidade, divulgando suas belezas e seus atrativos.

É verdade que haveria a necessidade de investimentos, por exemplo com um cuidadoso asfaltamento de todo o traçado, particularmente na área de boxes, que ficaria ao longo da Av. Antônio Carlos Magalhães.

Mas haveriam amplos espaços para instalação de arquibancadas e inúmeros pontos de ampla visibilidade espalhados pelos morros que cercam a região.

Acho que é um pensamento um tanto embrionário, mas que, movido por vontade política, talvez se torne uma idéia interessante. Bom para o turismo, bom para a divulgação da cidade, bom para a arrecadação do município com a vinda de todas as pessoas e equipamentos envolvidos, além da imprensa e de torcedores.

Quem sabe alguém topa essa idéia.

Tomara que sim.

3 comentários:

  1. Seria uma idéia interessante.
    Mas a quem interessa dar um pouco mais de dinamismo à esta cidade, professor?
    Não vai sair do Papel.
    Aliás, de seu blog!

    Carlão

    ResponderExcluir
  2. Parece com o traçado de Long Beach!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade há uma pequena semelhança mesmo, porque há uma longa reta que fica rente à praia, como ocorre no famoso traçado de rua californiano.

    Mas acho que as semelhanças ficam apenas aí. O traçado proposto para o Malhado parece ser muito mais rápido, e ter muito mais pontos de ultrapassagem.

    Gostaria que a idéia fosse testada. Talvez desse certo.

    ResponderExcluir

Comente aqui