Pesquisar

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Prefeitura e os Shows

A Prefeitura de Ilhéus resolveu tocar num ponto que afeta, mui negativamente, direitos básicos das pessoas. A realização de shows e eventos em locais inapropriados.

É o que dá conta uma matéria no JBO (leia aqui).

De fato, formou-se um grupo de trabalho que “pretende modificar o decreto 06/2008, de 11 de janeiro de 2008, que disciplina, organiza, orienta e controla a realização de espetáculos e shows”.

Não fica claro de que forma isso é feito. Mas, salvo melhor juízo, ou falta de juízo, então certos locais precisarão encontrar uma nova vocação para serem aproveitados, já que, segundo consta, um dos objetivos é “melhorar as condições que envolvem a realização de eventos de grande porte”. Além disso, pretende-se fazer uma “revisão de todos os locais públicos e privados que estão aptos da realizar espetáculos e shows”.

Pessoalmente já teci algumas críticas aos eventos que acontecem no Boca Du Mar (leiam aqui, aqui, e aqui). Não consigo entender como aquele outrora excelente restaurante recebe alvará para atuar como casa de shows. A cada evento que ocorre ali os transtornos ao tráfego e ao sossego das pessoas são enormes. O Boca Du Mar fica no final da ponte do Pontal. Em noite de show, o trânsito fica simplesmente parado. Isso é, inclusive, um fator de risco, já que é simplesmente impossível que Ambulâncias, Bombeiros e a própria Polícia possam trafegar por ali com a celeridade necessária.

Dessa forma, se o grupo de trabalho realmente se dispuser, como consta na matéria, a impor aos locais de show “o cumprimento de uma série de requisitos visando abranger itens como trânsito, segurança, infra-estrutura”, então casas como o Boca Du Mar deverão ser simplesmente proibidas de realizar mega-eventos. É inteiramente impossível conciliar os shows no Boca Du Mar com a infra-estrutura, a segurança e, principalmente, o trânsito da cidade. Alguém tem que ceder. Ou o Boca Du Mar ou a população de Ilhéus.

É por isso que eu estava feliz com a notícia. Estava. Até que Algo, aquele amigo que eu e o João Ubaldo Ribeiro compartilhamos, me chamou a atenção para um detalhe na matéria do JBO.

Lá no finalzinho há um trecho onde se lê que estão propondo “um novo decreto junto com os produtores artísticos e culturais em novo encontro a ser agendado”.

Algo me diz que, feito junto com produtores artísticos e culturais, dificilmente esse decreto favorecerá os interesses das pessoas.

Algo me diz que isso pode ser uma grande decepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui