Pesquisar

sábado, 2 de julho de 2011

Série Tabuleiro da Bahia: O 2 de Julho

"A comemoração do dia 2 de Julho é uma celebração às tropas do Exército e da Marinha Brasileira que, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823. Neste dia as tropas brasileiras entraram na cidade de Salvador, que era ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória".

Leia mais a respeito clicando aqui.

É interessante a discussão a respeito de quando foi a independência do Brasil.

A despeito da famosa declaração de independência feita às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, pelo então Príncipe-Regente Dom Pedro, a verdade é que aquele brado, e os acordos que o sucederam, não foram suficientes para que os portugueses deixassem definitivamente o Brasil aos brasileiros. Ao contrário: em alguns lugares houve resistência. E o Brasil só conseguiu a independência de todo o seu território 10 meses depois do Grito do Ipiranga.

E isso foi aqui na Bahia.

À custa de muita luta. Foram batalhas sangrentas, com histórias marcantes como as de Maria Quitéria e Joana Angélica. No Brasil inteiro, apenas os baianos efetivamente levaram às últimas conseqüências o desejo de "Independência ou Morte".

E muitas mortes custou, mas a Independência veio. Para todo o Brasil, pelo sangue dos baianos.

Que nos agradeçam nossos compatriotas. Que nos orgulhemos, os da Bahia.

Porque o Brasil só se torna independente de verdade quando Nasce o Sol ao Dois de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui