Pesquisar

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Complexo e as Famílias

Tá lá no Blog de Gusmão: uma reunião de um grupo de agricultores que manifesta suas preocupações a respeito do Complexo Intermodal.

Há os que defendam que são apenas umas poucas famílias que participaram da reunião. Pode ser, mas ocorre que isso interessa muito pouco. Ainda que fosse uma só família, ou um só agricultor. Todos tem que ser engajados no processo de instalação do Complexo Intermodal. Ninguém deve ser engolido por ele.


É evidente que esta região precisa do Complexo. Há poucas pessoas que, em sã consciência, defendem o contrário. A disseminação da pobreza e a estagnação econômica falam por si só. As pessoas de Ilhéus querem o Complexo, a região quer o Complexo.

Mas não se pode ver o mundo em preto e branco. O Complexo precisa vir, mas não de qualquer maneira, nem a qualquer custo. É necessário se entender que há pessoas envolvidas muito diretamente. Pessoas que moram nas regiões afetadas, que terão suas casas, seus trabalhos e suas vidas mudadas drasticamente. Todo cuidado e todo respeito se lhes deve. Os temores destes agricultores são legítimos, pois até o momento eles não receberam nenhum tipo de satisfação, e nenhuma informação oficial sobre o que será deles, ou como. Não é irracional temerem pelo pior. Merecem a atenção e a solidariedade de todos.

O Governo do Estado, a União e as empresas envolvidas no empreendimento precisam se responsabilizar com aquelas pessoas.



Não se constrói o futuro atropelando o passado.

2 comentários:

Comente aqui