Pesquisar

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Previsões tenebrosas

As coisas não andam nada bem para o Vitória. Sem esforço, se prevê mais um ano difícil. Muito difícil. É possível se ver isso mesmo antes do terceiro mês do ano, da mesma forma que, imodestamente, aqui neste Blog já se antevia os fiascos em 2010 (leia aqui), onde se vaticinava que o Vitória seria rebaixado para a série B, e em 2011 (leia aqui), onde se antevia que o Leão não conseguiria o prometido acesso "de avião". Tudo previsto, infelizmente sem erros, com meses de antecedência.

Não se trata de nenhuma clarividência. Apenas de um pouco de bom senso. As previsões de 2010 e 2011 baseavam-se nos defeitos que acabariam sendo decisivos. Hoje, vê-se de novo, é o início de mais um capítulo desta difícil novela que o Rubro-Negro continua protagonizando. Daí é fácil prever: o Vitória não vencerá o campeonato baiano. E, pior, mais uma vez não conseguirá o acesso para a Série A.



A explicação é muito singela: a qualidade do elenco que está à disposição de Toninho Cerezo é simplesmente abaixo da crítica. A equipe continua inexistindo no meio-campo, exceto na parte de marcação que ainda conta com alguma eficiência. Mas isto é à custa da escalação de 3 ou 4 volantes marcadores.

Obviamente sobra muito pouca capacidade de criação, e a carência de gols começa a se fazer sentir - coisa que não se viu claramente antes em função da fragilidade de alguns adversários.

Não há nenhum problema em escalar equipes defensivas, como costuma fazer o razoável, embora longe de ser um treinador excepcional, Cerezo. Equipes podem ser defensivas, sim. Desde que sejam igualmente objetivas quando tenham a posse de bola. Toques rápidos e precisos em direção ao ataque. Fulminante.

O time do Vitória, porém, é simplesmente incapaz de fazer isso. Raras são as vezes em que dois passes certos são sequenciados. É a absoluta falta de criação. Daí que o final deste espetáculo já se descortina, e cada vez mais, totalmente tenebroso. A perspectiva mais otimista é que o Vitória se equilibre na corda bamba, respire fundo, e conte com o apoio de todos os santos e orixás. A torcida rubro-negra precisará de tudo isso. De um bom cardiologista também.

A série C é logo ali.

3 comentários:

  1. Degas meu fi... compartilho da mesma opinião apenas mudando o time foco do post. Meu Sport querido parece não se preparar nem para permanecer na série A... acho que esse ano será um desses bate-volta! :(
    Tomás.

    ResponderExcluir
  2. Considerando o espetáculo que Deivid proporcionou ao mundo, parece não ser mesmo um ano promissor para os rubro-negros.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao Vitória não ganhar o campeonato baiano, estou torcendo para isso... sou Bahia!

    Quanto ao Vitória não conseguir o acesso à série A, não estou torcendo para isso... sou Bahiano!

    ResponderExcluir

Comente aqui