Pesquisar

quarta-feira, 6 de março de 2013

PT e a Mídia: não é para vencer


Sobre como a briga da velha mídia com o PT acaba sendo um equilíbrio de Nash, em que um não pode fazer nada para vencer o outro e vice-versa, tendendo assim a permanecer em suas posições de conforto. Muito conforto.


PT X Velha Mídia: um caso de amor!


Alexandre Tambelli

Original aqui.

Nós vivemos uma realidade cômoda. O PT chegou ao poder e não encontrou o contraponto, a oposição política.

Por outro lado vem a velha mídia e quer se tornar a oposição política que o PT não encontrou no seio da própria política.

Concentrada em 4 grandes grupos, imprensa é oposição dos sonhos do PT


A velha mídia faz de tudo para que não se faça uma Lei de Médios e o PT faz de tudo para que não seja posto em prática uma Lei de Médios, porque ele está ganhando dividendos eleitorais sem oposição partidária e sem diferentes modos de compreensão da realidade. A velha mídia diariamente atravessa o carro na frente dos bois e cria uma divisão: pró-PT e anti-PT. Mas, o anti-PT é parcela pequena em relação aos 100% possíveis de eleitores, então, fica como está que o PT agradece. A velha mídia não acerta nos prognósticos e o PT vai ganhando as eleições.



Na outra ponta tem toda a gama de intelectuais e políticos, que não tem espaço para ser visíveis. Não há como querer que um Político, um Cientista Político, um grande Sociólogo, um Músico de qualidade, um Jurista que se apoie na Lei para opinar com isenção sobre o “Mensalão”, etc. seja visualizado. A velha mídia é quem tem os canais de visualização e só abre espaço para os Mervais, Noblats, Vilas e Jabors da vida.

O PT participa do jogo, medido, milimetricamente medido, por "estar" no Poder abdica de muitas coisas (dentre elas de fazer a Política sonhada pelas esquerdas, combativa o tempo todo), não significa que abdica de governar para os brasileiros, principalmente para os mais necessitados, e em prol de um Brasil potência e soberano, mas ele não compra briga de frente com a velha mídia. É confortável a ausência de oposição política e uma velha mídia a cada dia mais desacreditada e falando para o seu próprio mundo, que já está sedimentado faz um bom tempo e que tem, talvez, 20% do eleitorado do País.

Quando o PT ameaça uma Lei de Médios, uma CPMI é para frear o ímpeto da velha mídia do denuncismo. Quando a velha mídia põe as mangas de fora o PT ameaça e a velha mídia recua. E fica tudo bem! Um ganha a eleição e outro controla a mídia do País e as polpudas verbas publicitárias. Enquanto isso, a parcela mais susceptível à informação, não reflexiva, e que se informa apenas via velha mídia, enxerga o caos, que não existe, convenhamos, e vive seu autoengano, que é uma sacanagem imensa. E este autoengano se pode notar nos resultados eleitorais: por exemplo, se a Presidenta DILMA vencer em 2014, o que é bem provável, a culpa será do povo que não sabe votar e não resultado de um bom governo da Presidenta DILMA.

Seria ingênuo acreditar que o PT com 10 anos no poder não tenha cartas na manga contra a oposição política, contra a velha mídia. Ele só não as deixa visíveis, porque é o jogo. Hoje, na velha mídia, estão dizendo que os Petistas, Lulistas são violentos, não deixam seus opositores se manifestarem, certo? E, qual foi o antídoto do PT, aprovar uma resolução favorável à Lei dos Médios no Brasil. E a balança se equilibra. Todos saem ganhando! E a gente fica se esbravejando aqui. Quando parece que tudo está dentro do previsto por PT e velha mídia. E no meio desse jogo tem o PSDB que entra de gaiato, dando suporte para a velha mídia encher ainda mais os burros de dinheiro, vendendo seus produtos ao Estado, divulgando aos estudantes das escolas públicas a sua ideologia consumista e Capitalista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui