Pesquisar

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Veja lá o Preconceito!

A revista Veja estampou uma foto em sua capa do dia 21 de Agosto de 2013 uma fotografia que seguramente foi muito, muito infeliz.

Para não dizer preconceituosa.
Bandeira da Paraíba associada ao "vandalismo"
A foto mostra um manifestante, supostamente um Black Bloc, aqueles que cometem atos de violência e vandalismo nas manifestações. O rosto está coberto. A expressão nos olhos sugere ser uma pessoa jovem, talvez uma adolescente.



Mas é "black bloc", e portanto é "criminosa". E a imagem do "crime" se completa com a bandeira da Paraíba que cobre o rosto daquela pessoa.

Não cabe aqui acusar a revista de ser preconceituosa. Mas a simples ideia de associar o símbolo maior de um estado do Nordeste àqueles que são repetidas vezes chamados de criminosos é algo condenável.

Se não por preconceito explícito, então por preconceito por omissão.

Os atritos regionais e os atos de preconceitos contra nordestinos na região sudeste do Brasil já são, por si só, exageradamente preocupantes. Não precisavam ser reforçados pela capa de Veja.

A revista, cuja imagem já há muito está associada ao mau jornalismo e a reportagens tendenciosas ou mesmo inverídicas, agora resvala para o Preconceito.

Não há quem lhe volte os olhos e não Veja uma revista cada vez mais suja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui