A matéria bombástica da revista Veja nesta semana, que já aparece corroborada em O Globo, dá conta de que o presidente Lula teria, numa conversa com Gilmar Mendes, tentado cooptá-lo a adiar o julgamento do mensalão.
É difícil acreditar nesta história em que Veja e Gilmar Mendes são protagonistas, como foi difícil acreditar em outras. A primeira foi quando Gilmar alegou que havia um grampo em seu gabinete, e a Revista reverberou a denúncia, mas quando fiseram todos os testes, os técnicos não encontraram nada. A outra foi quando a revista transcreveu supostas conversas grampeadas de Gilmar em seu gabinete, mas não conseguiu mostrar o áudio do grampo, que comprovaria a matéria.
A revista despenca rapidamente em sua credibilidade, e desta vez mostra uma matéria ainda mais inverossímil. Não parece razoável que Lula tenha tido a conversa com Mendes, tal qual a revista alega. Há uma série de indícios que destroem esta tese.
a) Gilmar Mendes não tem poder para adiar o julgamento do mensalão. Os únicos ministros do STF que podem alterar a data do julgamento são Ayres Brito (Presidente), Joaquim Barbosa (Relator) e Ricardo Lewandowski (Revisor). Alguém acha Lula ingênuo a ponto de buscar apoio em quem não apita nada sobre o assunto?
O único Ministro do STF nomeado por FHC é Gilmar Mendes. Os demais foram indicados por Lula, Dilma, Sarney e Collor. Alguém acha Lula ingênuo a ponto de buscar apoio justo em alguém da oposição?
![]() |
Gilmar e a veja em mais uma história inverossímil |