Pesquisar

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Do que é feita a Música

Conheço algumas pessoas que não gostam muito de Bossa Nova.

Quando eu, que a idolatro, questiono os motivos, surge uma verdadeira tese de doutorado sobre movimentos musicais, composição de versos, arranjos, etc.. Mais informação do que eu consigo acompanhar em meu pobre cérebro turvo.

Pessoalmente observo, de maneira empírica, que há uma correlação positiva entre o matiz ideológico do crítico e sua aversão à Bossa.

De fato, como movimento musical a Bossa não exerceu exatamente um papel de vanguarda política, como a Tropicália. De fato eles escreviam sobre coisas corriqueiras, sobre temas líricos, quase apoliticamente.

É verdade. Furtavam-se de denunciar os abusos do Poder, de se alinhar às Lutas de Classe. Falavam apenas de temas mundanos. Mas, desculpem-me os críticos, como faziam isso bem. Para mim, um deleite aos ouvidos.

Um pato, um ganso, um marreco. Menos de um grama de Política. Uma tonelada de Beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui