Pesquisar

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Aos discípulos de Hipócrates

No momento de ser admitido como Membro da Profissão Médica:

Prometo solenemente consagrar a minha vida ao serviço da Humanidade.

Darei aos meus Mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos.

Exercerei a minha arte com consciência e dignidade.

A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação.

Mesmo após a morte do doente respeitarei os segredos que me tiver confiado.

Manterei por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da profissão médica.

Os meus Colegas serão meus irmãos. Não permitirei que considerações de religião, nacionalidade, raça, partido político, ou posição social se interponham entre o meu dever e o meu Doente.

Guardarei respeito absoluto pela Vida Humana desde o seu início, mesmo sob ameaça e não farei uso dos meus conhecimentos Médicos contra as leis da Humanidade.

Faço estas promessas solenemente, livremente e sob a minha honra.

Hoje é dia do Médico.

Não é possível imaginar o tamanho da gratidão que se acumula em meu coração. Gratidão devotada a tantos profissionais diferentes, por tantos motivos diferentes. Por mim, por meus filhos, por meus familiares, por amigos.

Pela Humanidade.

A sublime missão que abraçaram é, e será sempre, o consolo mais valioso nos momentos mais difíceis. Aplacar a dor, promover a vida, interromper o sofrimento.

Que os Médicos, honrados discípulos de Hipócrates, recebam, de todos, mais que o respeito; o afeto e a gratidão.

E mesmo isso sempre será pouco.

Nada lhes pagaria o que nos dão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui