Pesquisar

terça-feira, 15 de março de 2011

Cumpra-se

Uma decisão judicial determina que o Blog do Gusmão retire algumas de suas postagens.

Parece que um secretário do município de Ilhéus se sentiu ofendido, e acionou a justiça para que se estabelecesse o que ele julgou ser o seu direito: amordaçar Gusmão.

Sem entrar no mérito jurídico do caso, pois falta-me competência e estômago para tanto, acho necessário solidarizarmo-nos com Gusmão. Aquele espaço que ele mantém é muito importante para a sociedade, onde se travam debates saudáveis, com a livre expressão do contraditório.

Tenho certeza que o secretário poderia usar o mesmo espaço para se defender.

A mim, porém, toca mais a questão política. Sendo um funcionário público municipal do primeiro escalão, imagino que o secretário deva entender que ele é naturalmente propenso a ser criticado e satirizado. Faz parte de seu metier, são os tais "ossos do ofício".

Lembro agora de inúmeras chacotas e brincadeiras, muitas bastante desrespeitosas aliás, que vitimaram os presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso.

Cientes do que é requisitado de seus cargos públicos, jamais procuraram a Justiça por se sentirem "ofendidos". E os sátiros, humoristas, cartunistas, continuaram publicando seus trabalhos sem serem importunados.

Seria bom se o comportamento do Secretário se espelhasse no dos presidentes. A crítica, mesmo quando em forma jocosa, é inerente à cidadania.

Partilho a tristeza de Gusmão, a quem ouso aconselhar o cumprimento imediato da decisão judicial acima, e lamento a impertinente impaciência do Secretário. Apesar de não ser juiz togado, gostaria que ele mostrasse mais complascência com o contraditório.

Cumpra-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui