Pesquisar

terça-feira, 28 de julho de 2009

Página da Prefeitura

Interessante essa questão da Home Page da prefeitura de Ilhéus permanecer fora do ar, exaurindo seguidamente os prazos que são apresentados.

Mais interessante fica quando, segundo "Cravo sem Canela", a responsabilidade pelo trabalho cabe à Companhia Estadua de Processamento de Dados da Bahia - PRODEB. Leia a matéria aqui.

Eu não conheço a PRODEB, mas trabalhei durante alguns anos como Analista de Sistemas na sua co-irmã, a CODATA - Companhia de Processamento de Dados da Paraíba. Pela minha experiência, considerando a realidade que eu vivi numa empresa similar, o prazo provavelmente não será cumprido de novo, e isso é apenas o primeiro dos inúmeros problemas que a Prefeitura de Ilhéus terá com seu site: haverão erros de dados, demora de atualizações, DNS, etc.

Antes que alguém aponte o dedo contra a PRODEB, recomendo que espere um pouco mais. Ainda baseando-me na CODATA, devo dizer que certamente há pessoas extremamente capacitadas naquela empresa, e não falta, pelo menos na área técnica, quem deseje que todos os trabalhos sejam bem conduzidos, e que todos os clientes - entre os quais a prefeitura de Ilhéus - estejam satisfeitos.

Tenho certeza que não é esse o caso. O problema é que a quantidade de trabalho que é legado às empresas estaduais de processamento de dados é absurdamente grande - incluídos aí a manutenção de sistemas estratégicos como Detran, Secretaria de Finanças, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Tribunal de Justiça, Auditorias. Todos com demandas frequentes e, naturalmente, urgentes (urgentíssimas!). Some-se a isso o sistema de back-end (armazenamento e disponibilização de dados) de todo o estado da Bahia e ter-se-á uma pálida idéia do motivo pelo qual a prefeitura de Ilhéus não recebe a devida prioridade.

Mas ao mesmo tempo é de se perguntar: porque a PRODEB? Porque a prefeitura de Ilhéus não contrata empresas da cidade para manter sua home page no ar? Todos os semestres a UESC gradua muitos Bacharéis em Ciência da Computação. Outros tantos egressos dos cursos de Sistemas de Informação, oriundos de universidades particulares também podem ser encontrados com relativa facilidade. Com certeza prover esse (e possivelmente outros) serviços de Tecnologia da Informação (TI) para a Prefeitura de Ilhéus é tarefa que lhes está ao alcance.

O serviço seria garantido à Prefeitura com um nível de qualidade consideravelmente melhor, além de ser um negócio a mais gerado na própria cidade, e alguns empregos técnicos e adminstrativos gerados nessas empresas.

Talvez haja algum impedimento legal que eu desconheça, mas não creio que seja o caso.

Parece que um pouco de bom senso e vontade devem bastar para resolver o problema.

3 comentários:

  1. Ótima postagem Degas. Trabalho na Prodeb e concordo com tudo o que vc falou. Só precisamos tomar cuidado com alguns detalhes no desenvolvimento de websites. Uma coisa é o DNS estar sendo resolvido pela Prodeb, outra coisa é o servidor estar hospedado na Prodeb e outra (pior ainda) é o sistema estar sendo desenvolvido na Prodeb. Como lá na reportagem não tem link para comentários (como este) eu comento por aqui mesmo (aproveitando seu espaço :D). Procurei saber aqui na Prodeb e, detectei que este website está apenas usando o dns da prodeb (geralmente todos com o domínio ba.gov.br). Ou seja, a Prodeb nem está hospedando o domínio nem está desenvolvendo o website. Se o site é carregado com alguma informação, o papel da Prodeb está 100% pois está direcionando pro servidor correto. A partir daí já é de responsabilidade de outras empresas. A Assessoria de Comunicação já está entrando em contato com o autor da reportagem, por sinal, mal escrita. Valeu Degas! Ah, e eu fui seu aluno! :D

    ResponderExcluir
  2. Ok então.
    Sugiro que, mais do que ao "Cravo sem Canela", informem principalmente à prefeitura de Ilhéus que apenas o serviço de DNS está garantido pela PRODEB, mas que o restante do material (a hospedagem do conteúdo) não depende de voces.

    Sucesso!

    Degas.

    ResponderExcluir
  3. Caro Álvaro Vinícios,
    Respondemos ao Blog "Cravo sem Canela", que você repercutiu em seu blog, por email pois ela não dá espaço para comentários. De acordo com o assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Ilhéus, Marcos Correia, a manutenção do site é feita pela equipe da assessoria e a hospedagem está nos servidores da própria prefeitura. Portanto, a Prodeb não tem responsabilidade alguma pelo fato do site estar fora do ar.
    A Prodeb informa que os sites das prefeituras de Ilhéus e de Itambé não estão hospedados em nossos servidores. Eles possuem apenas o apontamento no nosso DNS, um serviço prestado gratuitamente às prefeituras municipais.
    Gostaríamos que você corrijisse a informação publicada em seu blog e agradeceríamos o mesmo empenho no restabelecimento do bom nome da Prodeb perante seus leitores.
    Cordialmente
    Maurício Sotto Maior
    Assessor de Imprensa da Prodeb

    ResponderExcluir

Comente aqui