Pesquisar

segunda-feira, 21 de março de 2011

IBAMA a favor do Complexo

No Blog do Gusmão tem uma matéria em que ele apresenta um parecer técnico do IBAMA (leia aqui), a respeito do qual ele mesmo, Gusmão, já se referira no mês de Fevereiro.

É onde os técnicos do IBAMA apresentam-se contrários à instalação do Terminal Portuário da BAMIN na Ponta da Tulha.

Na Ponta da Tulha.

O blogueiro tinha razão, afinal. Tratou-se, à época, de um grande furo de reportagem, e todos os que duvidaram ou até questionaram seus princípios devem, humildes, se desculpar com ele agora.

Não obstante, destoando dos que são contrários ao Complexo Intermodal, parece que a análise foi, na verdade, extremamente positiva para os que desejam a vinda deste empreendimento para Ilhéus.

Porque, apesar de serem contrários à instalação na Ponta da Tulha, aquele parecer ressalta estar, ele mesmo, sujeito “à consideração superior”.

Isso acontece porque há uma série de informações indisponíveis, as quais os analistas julgaram necessárias a fim de se medir o impacto ambiental do terminal na Ponta da Tulha. Da mesma forma, as ações de compensação e de mitigação dos danos ambientais pareceram inadequadas, mas naturalmente podem ser ajustadas de forma a atender o que desejam os técnicos do órgão. Mais ainda, o próprio relatório aponta que pode-se buscar uma “avaliação de alternativas locacionais para a instalação do empreendimento”.

A conclusão óbvia é que o IBAMA não é contrário ao empreendimento. Apenas entende que, com as informações atuais, o terminal da companhia de mineração não deve ficar na Ponta da Tulha. Simples assim.

Isso fica cristalino, no relatório, quando a equipe do órgão se posiciona como “não sendo contrária a instalação do empreendimento no município”. Sem meias palavras, sem subterfúgios, a conclusão imediata é que o IBAMA é a favor do Complexo Intermodal.

Mais importante, ainda no mesmo relatório, os analistas vão adiante e reconhecem a importância do empreendimento. No texto, “Ressalta-se, ainda, que esta equipe entende que o empreendimento traria benefícios sócio-econômicos para o município de Ilhéus”.

Além de ser a favor do Complexo, o IBAMA reconhece a importância deste empreendimento para romper a estagnação econômica que se impõe na região sul da Bahia.

Dessa forma, diferente do que pensam os que são contrários ao Complexo Intermodal, parece ser, o parecer do IBAMA, uma peça favorável à instalação do empreendimento.

A oportunidade que isto representa para Ilhéus não pode ser perdida. Até o órgão de fiscalização ambiental percebe isso.

Bem como, aliás, a imensa maioria das pessoas desta região ex-cacaueira. O Complexo tem de vir. Se não vier, será uma decisão imposta de cima pra baixo.

Um desrespeito aos anseios das pessoas do Sul da Bahia.

3 comentários:

  1. Degas... a questão é que o vice presidente da empresa do cazaquistao (BAMIN) já disse que se nao for na ponta da tulha nao vai existir o TUPI o que me diz sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. O que eu digo? Nada.
    Mas o parecer do IBAMA considerou que há outras alternativas viáveis e por esse motivo pediu mais análises.
    Imagino que se não houverem outras alternativas viáveis, vai ficar na Ponta da Tulha mesmo.
    E eu, pessoalmente, bateria o pé exigindo mais compensações nesse caso.

    ResponderExcluir
  3. Degas,

    muito coerente sua resposta acima.

    abs

    ResponderExcluir

Comente aqui