Pesquisar

segunda-feira, 16 de maio de 2011

E-Mail enviado ao Jô

Boa noite Jô Soares (ou assessoria).

Soube que hoje voces entrevistarão o meu colega, prof. Rui Rocha. Ele falará sobre o Complexo Intermodal que está prestes a ser implantado em Ilhéus, sul da Bahia.

É nacionalmente público que o prof. Rui se opõe ao projeto, segundo ele por razões ambientais. Digo que se opõe ao projeto em si, já que várias adequações já foram prpostas e feitas, mas nada satisfaz os anseios do prof. Rui. Para ele a única saída é a não execução do projeto.

Opinião que todos devemos respeitar, mas que não está acima da polêmica ou do contraditório. Contradizem o prof. Rui um contingente de mais de 80% das pessoas de Ilhéus e região.


Confiando que prezam pelo bom jornalismo, espero que futuramente também se entreviste alguém que seja favorável à instalação do Complexo. O Governo do Estado da Bahia pode ser um bom interlocutor para este debate. Tenho certeza de que o bom senso e a boa prática jornalística prevalecerá e isto será feito.

Mas por ora, gostaria que algumas coisas fossem esclarecidas e debatidas com o Prof. Rui.

1. Desde a crise da lavoura cacaueira, nos anos 80, o sul da Bahia vive um empobrecimento crescente. Mais de 100 mil pessoas caíram na linha da pobreza. A cidade de Ilhéus tem sua população diminuída a cada ano. Neste período, várias tentativas já foram feitas para soerguer a economia, basicamente tentando suportar a região no Eco-Turismo e na combalida Lavoura Cacaueira. São décadas tentando esta fórmula, que só produziu e reproduziu pobreza e miséria. Será que vale à pena continuar tentando insistir nesta equação?

2. O Complexo Intermodal inclui um aeroporto internacional, um Porto privativo, um Porto Público e uma Ferrovia. Não se resume ao Porto da Companhia de Mineração. É uma iniciativa que diversificará a economia, abrindo frentes de negócio nas áreas de transporte, logística, indústria, turismo, exportação e importação, serviços diretos e indiretos, agricultura. A lista é imensa, e quase impossível de ser enumerada. A cidade de Ilhéus vislumbra com o Projeto uma saída real para a crise em que se encontra. Segundo pesquisas, mais de 80% da população da cidade não só aprova como efetivamente anseia pelo Projeto. Já houve manifestações com milhares de pessoas nas ruas pedindo celeridade na execução da obra (veja foto em anexo). Em lugar do Complexo, o que o Prof. Rui Rocha propõe para a economia da região? Mais do mesmo, ou seja, continuar investindo no turismo e no Cacau?

Manifestação a favor do Complexo Intermodal

3. À alegação de que o Complexo Intermodal agredirá imensa e irremediavelmente o meio ambiente existem muitos estudos que mostram que o impacto de obras desta natureza podem ser minimizados e compensados. Numa vista por satélite que segue também em anexo (Google Maps) pode-se ter uma noção exata da área que será reservada ao Complexo. Está circundada de amarelo. Note que não é a área que será desmatada, já que mais de 90% dela será preservada e/ou recuperada como uma das formas de compensação ambiental. Note também que é uma região já bastante degradada, e que apenas 10% dela será efetivamente usada no empreendimento, sendo o resto considerado ativo ambiental, área que se tornará de preservação permanente. Será que há um dano ambiental tão grande assim à região de Ilhéus?

Vista da área onde será implantado o Complexo Intermodal

4. Experiências anteirores com complexos portuários, mesmo as que foram produzidas antes das atuais legislações ambientais, não resultaram em nenhum drama irreversível para as pessoas, trazendo ganhos gerais que compensaram e muito os eventuais contratempos. A se vser as cidades de Vitória, Itajaí e, recentemente, o porto de Suape em Pernambuco. Se em todos esses lugares os investimentos trouxeram crescimento econômico, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida das populações, porque a mesma fórmula não se aplica a Ilhéus?

Bem, em linhas gerais é isto. Espero que a entrevista tão bem conduzida como sempre é, que a boa polêmica seja respeitosamente colocada na pauta, e que em breve o seu programa abra o mesmo espaço democrático para o contraditório.

Atenciosa, respeitosa e sinceramente,

Prof. Dr. Álvaro Vinícius de Souza Coêlho "Degas"
Depto. de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

4 comentários:

  1. Fiquei impressionado com a sua iniciativa. Achei inesperado todo o seu envolvimento com o tema. Mas, independente da minha opinião - ainda inexistente, achei fantástica a sua postura.

    Eu não pude assistir ao Jô. Como foi? Obteve alguma resposta?

    ResponderExcluir
  2. Não assisti. Estava por demais cansado, e acabei dormindo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Obrigada por defender os quase 60 mil desempregados de Ilhéus e Itabuna e o desenvolvimento da região.
    Pela ousadia e coragem, Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ter escrito algo semelhante!

    ResponderExcluir

Comente aqui