Pesquisar

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Rubens fora?

Parece que Rubens Barrichello perdeu qualquer chance de ter um lugar na Fórmula 1. Com a confirmação de Bruno Senna como segundo piloto da Williams, não há mais nenhuma vaga decente aberta na categoria.

Porque a HRT possui um cockpit que simplesmente não conta como algo competitivo. E a equipe busca um piloto que tenha muitos dólares a mais que Rubens, ainda que talento de menos.

Finda-se a carreira de um piloto rápido, competente e muito corajoso. Coragem que ele demonstrava, mesmo depois de 19 anos e mais de duas centenas de grandes prêmios disputados.

Rubens Barrichello corajosamente superando Schumacher no GP da Hungria em 2010


Finda-se uma carreira de respeito. Rubens Barrichello junta-se a um seleto grupo de pilotos que se destacaram da história da Fórmula 1. Não um gênio, seguramente. Mas um piloto rápido, competente e honesto. Viveu 19 anos sob a intensa pressão das corridas de Fórmula 1. Ganhou corridas, disputou campeonatos, protagonizou ótimos momentos. Merecia ter conquistado um título, mas o destino não quis assim.

O que fica na história de Rubens Barrichello não são os números - expressivos, diga-se - nem tampouco as desavenças com Michael Schumacher, com a Ferrari, com Eddie Jordan. Fica a imagem de um piloto que desfilou muita constância e competência por longos 19 anos, quase 3 centenas de Grandes Prêmios. Fica o sorriso e a simpatia.

Fica a emoção que tantas vezes se viu estampada em seu rosto em cada momento de vitória, em cada momento de frustração. Barrichello viveu intensamente a categoria máxima do automobilismo. Coração antes de tudo. Como em sua primeira vitória em 2000.



Foi o último piloto brasileiro a vencer corridas, ainda em 2009. Foi o último a disputar um campeonato mundial, no mesmo ano.

Agora vai pegar o capacete e tomar outro rumo. Pode ir para os Estados Unidos correr nos ovais, ou de Turismo. Ou vir para o Brasil. Ou arrumar alguma coisa na Europa.

Não é fácil saber. Mas numa coisa pode-se apostar. Rubinho não terminou ainda. Sua carreira seguirá por outras paragens. Ainda ouviremos falar muito dele.

Quem viver, verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui