Pesquisar

domingo, 8 de janeiro de 2012

Harlen Globetrotters

Hoje é aniversário da primeira partida da história desta equipe. Os Globetrotters surgiram como um time de negros, quando negros não eram admitidos na NBA. Mas massacravam todos os adversários.

Hoje não disputam mais. Apenas dão espetáculo.




O original pode ser lido no blog de Nassif (aqui).

Foi o empresário Abe Saperstein quem transformou o então Savoy Big Five (uma referência a um célebre salão de bailes de Chicago) em Harlem Globetrotters. Proprietário, publicitário, técnico e, por vezes, reserva da equipe, inovou ao comandar um time composto apenas por negros em uma época em que só brancos podiam ser profissionais do basquete. Saperstein era filho de um alfaiate e tão árdua era sua dedicação pela equipe que costurou com as próprias mãos os célebres uniformes de cor vermelha, branca e azul.

A primeira participação em um campeonato nacional ocorreu em 1939, quando os Globetrotters perderam para o New York Renaissance. No mesmo ano, a equipe começou a introduzir técnicas e jogadas inusitadas, que mais tarde tornariam-se a marca registrada e mundialmente reconhecida do grupo. As multidões os adoravam e Saperstein pediu à equipe que mantivesse as palhaçadas quando tivessem conquistado uma sólida vantagem no placar.

A partir de 1948, ao derrotar a forte equipe do Minneapolis Lakers em uma partida pela recém criada NBA (National Basketball Association), os Globetrotters fizeram-se donos de uma enorme reputação no universo esportivo. Dois anos depois, a NBA suspenderia a norma que restringia apenas brancos aos times profissionais: restou a Saperstein competir apenas com o talento da sua equipe.

Na época, os Globetrotters já viajavam intensamente pelo circuito internacional, jogando diante de públicos como o de Berlim, Europa Oriental e União Soviética. Chegaram a se apresentar certa vez diante do papa Pio XII, em Roma. Alguns dos Globetrotters viriam a se tornar grandes astros da NBA, como Wilt Chamberlain, Connie Hawkins e Nat Clifton.

Com a morte de Saperstein, em 1966, o time seria vendido a um grupo de homens de negócio de Chicago pelo valor de 3,7 milhões de dólares. Mais tarde, os Globetrotters seriam novamente vendidos, dessa vez ao Metro Media pelo valor de 11 milhões de dólares.

O auge da fama viria na década de 1970. Os Globetrotters começaram a perder fãs somente ao longo das décadas seguintes, quando estrelas de longa data, como Meadowlark Lemmon, foram se despedindo. Em 1985, a medalhista olímpica Lynette Woodard tornou-se a primeira mulher a ingressar no time.

Os Harlem Globetrotters jogaram em mais de 115 países e diante de 120 milhões de espectadores. Foram objeto de dois filmes e de inúmeros shows de televisão. Nos anos de 1970, inspiraram duas séries de desenho animado. Em homenagem aos seus méritos no mundo do entretenimento, foram contemplados com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e ganharam uma exibição permanente no Instituto Smithsonian. Em 2002, ingressariam no Hall da Fama do Basquetebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui