Pesquisar

domingo, 7 de fevereiro de 2010

O Tigre está morrendo

O texto original está num editorial do Jornal Bahia Online, e pode ser lido aqui.

"
Editorial
Triste Colo Colo. Também estamos tristes por você

É triste reconhecer. Neste campeonato baiano, o maior adversário do Colo Colo tem sido ele mesmo. São os seus erros e o seu amadorismo. A irreconhecível campanha do time que em sete jogos perdeu seis, nada mais é do que o resultado de acúmulos de problemas que vêm sendo colecionados ao longo dos anos, longe aos olhos dos torcedores.

O título de 2006, construído com mais sorte do que competência, escondeu uma crise que sempre marcou a participação do clube desde o seu retorno ao profissionalismo. Aliado a tudo isso, o clube veio sendo conduzido por uma presidência que tem méritos - por conta da paixão que nutre pelo time - mas que comete erros absurdos ao não conseguir manter um grupo de trabalho por um bom tempo.

O sistema político usado no Colo Colo mais parece monárquico do que presidencial. E, convenhamos, o poder se desgasta ao longo do tempo. Leva descrédito aos que um dia apostaram em se perpetuar.

A situação é tão triste que, além de cada dia nos levar ao fundo do poço, ainda tem a capacidade de destruir sonhos, revelar acasos e fazer modificar histórias que já não deveriam – e nem podiam – ser reescritas.

A crise de agora revela um Gil – heróis de tantos momentos e símbolo do título estadual de 2006 – que passou da hora de parar. Apresenta um treinador campeão quatro anos atrás que hoje mostra desespero e despreparo para tratar com uma situação adversa. Revela um elenco entregue, abatido, apático, sem rumo. O tigre que muitas vezes já comprou gato por lebre, não revela um só jogador para o cenário nacional.

Triste Colo Colo. Longe de ser aquele que numa histórica reunião entre José Maria, o consultor José Carlos Oliveira, o vereador Joabs Ribeiro e o jornalista Maurício Maron, viu seu uniforme sair das gavetas empoeiradas de um armário qualquer e voltar aos estádios de futebol para dar a Ilhéus a chance de ter futebol profissional.

Triste Colo Colo que ao longo dos anos foi perdendo a sua própria identidade. Do uniforme (hoje completamente fora dos padrões da sua história) ao elenco sem a cara da cidade. Dos antigos amigos e parceiros aos mais apiaxonados idealizadores do projeto que preferiam se isolar. O problema é que até o início deste campeonato quase ninguém percebia o tamanho desta triste realidade. Ela só ficou visível agora quando o Colo Colo perdeu completamente a vontade de ser grande.

Triste Colo Colo.

Também estamos tristes por você."

Triste Colo Colo. Triste Ilhéus.

Um comentário:

  1. Não entendo nada de Colo Colo...rs

    só vim dizer que estou com saudades, avisar que mudamos de endereço e querendo notícias tua, entra em contato comigo..ivonete@aptools.com.br


    beijos!!!

    ResponderExcluir

Comente aqui