Eis que os jovens do Brasil foram às ruas novamente. E foram decididos. Enfrentaram tudo e todos. Não arrefeceram nem mesmo frente à sempre covarde repressão do Poder.
Mas algo desta vez aconteceu diferente. Ao contrário de outros momentos em que os jovens partiram para mudar os caminhos do Brasil, como no período do
impeachement do presidente Collor, dessa vez todos no mundo da política foram pegos de surpresa. Naquele tempo havia a oposição que se articulava com a juventude. Desta vez os jovens se levantaram sozinhos. Sem aviso, sem sinais. Apenas se ergueram e vieram para a Luta.
Este movimento que se prolifera rápido pelo país inteiro jogou pelos ares todo o tabuleiro do xadrez político brasileiro. Governo e oposição vêem, estupefatos, as peças se rearranjarem drasticamente modificadas, sem seguir qualquer regra. O tabuleiro agora é outro, as peças totalmente rearranjadas, e o jogo, aparentemente, continua.
 |
As manifestações mudaram o jogo político |
Há muito em jogo. Há muito o que temer. Os oponentes, como esperado neste caso, estão inteiramente atordoados. Não há quem seja capaz de entender se este novo cenário lhe é favorável ou desfavorável. Na verdade, o jogo pode, para o bem ou para o mal, estar na iminência de um xeque-mate.