Pesquisar

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Zona Azul: aspectos sociais

Com a iminente implementação do sistema de Zona Azul na cidade de Ilhéus, uma preocupação de cunho social acaba sendo recorrente: o que será dos flanelinhas que vivem de guardar os carros nas mais diversas áreas da cidade?

A questão tem contornos particularmente dramáticos a se ver a própria situação econômica em que se encontra o município. De fato, é uma pequena catástrofe deixá-los sem ocupação numa cidade em que as oportunidades são absolutamente escassas. Praticamente nulas.

Mas há uma sugestão bem simples para amenizar, ou quem sabe até melhorar, a perspectiva de futuro desses flanelinhas: cooperativas.

A sugestão é que a Prefeitura procure os flanelinhas e os incentive a formar cooperativas que receberão do município a concessão para operar a Zona Azul.

Nesse caso, a Secretaria de Transportes - ou o equivalente a isso na administração municipal - ficaria incumbida de contratar as cooperativas para operar em diferentes áreas de Zona Azul do município. A arrecadação seria partilhada com a cooperativa e os outrora flanelinhas poderiam trabalhar em condições mais dignas, como empreendedores cooperados ou como funcionários de carteira assinada. A se ver.

Acho que essa é uma boa idéia, embora evidentemente sejam necessárias discussões mais profundas a respeito de detalhes ligados à legislação municipal, fiscalização do serviço, etc.

Mas fica a sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui