Pesquisar

sábado, 13 de junho de 2009

Pode ser mais fácil

Conheço muitos cubanos. A maioria é colega da UESC. Quem me conhece já me ouviu tecer declarações ácidas a respeito da ditadura absurda, mentirosa e injustificável que é imposta aos habitantes daquela ilha.

Mas também já me viu aplaudir as conquistas daquele povo. Eles tem muito a ensinar ao mundo todo, pois tantas vezes nos mostram que as coisas podem ser mais simples se os interesses forem mais claros.

Saúde, por exemplo: o intresse de quem cura deve ser ganhar dinheiro? Ou promover a vida humana?

Michael Moore, o polêmico cineasta americano, levou alguns cidadãos dos Estados Unidos até a ilha de Cuba. Aquelas pessoas, em seu país, não conseguiam encontrar a cura para seus males. Faltava-lhes dinheiro. Faltava-lhes a devida atenção aos seus casos.

É um vídeo longo. Mas vale à pena ser assistido.



Duas observações a mais: a) trata-se evidentemente de propaganda do modelo de medicina cubano. Mas nem por isso uma mentira. Conheço inúmeras testemunhas, cubanos e não-cubanos, que corroboram as alegações do vídeo. b) não vejo porque as idéias e as soluções encontradas pelos cubanos não possam servir de exemplo para o resto do mundo. O que é bom merece ser copiado.

Quando o interesse é o lucro o fundamento básico passa a ser reduzir custos, e maximizar ganhos. E as pessoas precisarão se sujeitar a isso.

Educação e Saúde não podem ser negócio. Preciam ser um direito natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui