Pesquisar

sábado, 6 de junho de 2009

Zona Azul

Parece que a prefeitura de Ilhéus vai finalmente implemenar um projeto de Zona Azul, em que os motoristas pagam por cada hora em que ocupam vagas no centro da cidade.

A notícia está em vários blogs, como o "Pensar Grande Ilhéus" (leia aqui).

Não obtante esse seja realmente um assunto muito polêmico, principalmente porque vai mexer no bolso de muitas pessoas que usufruem dos estacionamentos no centro da cidade - eu inclusive, não posso deixar de, coerentemente, parabenizar a prefeitura pela medida.

Ocorre que, à medida em que as cidades começam a se desenvolver, e sua frota de veículos começa a aumentar, a disputa por vagas de estacionamento na área central da cidade se torna maior, e a quantidade de vagas disponíveis se torna mais exígua.

Para que a oferta de espaço se torne mais democrática é necessário se estabelecer um tempo de uso para cada um dos usuários, a fim de que outros também possam ter a sua vez.

Atualmente, sem o sistema Zona Azul, a maioria das vagas são ocupadas no início do horário de expediente comercial, e assim permanecem durante todo ou quase todo o período.

O prejuízo, nesse caso, não é apenas do motorista que não estacionou. É de toda a economia municipal que perde inúmeras e seguidas oportunidades de negócio.

Esse problema não é específico de Ilhéus, evidentemente. Todas as cidades que experimentam um significativo aumento de sua frota de veículos passam por situação semelhante. Nesses casos, tipicamente, a solução é a implementação de uma Zona Azul. Foi o que ocorreu, por exemplo, em tantas cidades cuja economia se desenvolveu: Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, etc.

Em todas essas cidades o trânsito melhorou e o uso do espaço se tornou mais democrático depois da Zona Azul.

A Zona Azul democratiza um pouco mais o acesso às vagas de estacionamento na área central da cidade porque estabelece que o usufruto do espaço deve ser compartilhado, uma hora por vez, entre todos os usuários. Quem exceder seu direito está sujeito a sanções que podem ser o pagamento de multas ou até mesmo, quem sabe, a apreensão (reboque) do veículo em casos muito graves.

Dessa forma, as pessoas de Ilhéus terão mais oportunidades de freqüentar o centro de sua cidade. Isso será bom para o Comércio, para os motoristas, para o setor de serviços, para o Turismo e para a própria organização e circulação do trânsito.

Se queremos uma cidade maior, e mais desenvolvida, então precisamos tê-la organizada e funcional no uso democrático e eficiente de seus espaços.

A Zona Azul é muito bem vinda. Não porque seja um bálsamo de todos os problemas.

Mas porque é um excelente começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui