Pesquisar

quinta-feira, 25 de março de 2010

RESPEITEM O POVO GRAPIÚNA

Esta eu achei no Agravo Ilheense. Muito interessante o texto. Apesar de discordar de certos pontos, e achá-lo um tanto passional, não deixo de reconhecer os méritos e os fatos apontados pelo autor. Por este motivo, tomei a liberdade de reproduzí-lo aqui,

O original pode ser lido no Agravo Ilheense (leia aqui).

"
Escrito por Angelo Martins
Qua, 24 de Março de 2010 13:05

Nem Lula, muito menos Wagner são governantes com apegos a dados realísticos. Lula inaugurou 3 vezes o aeroporto de recife. Lançou 3 vezes o Edital da construção do Contorno Ferroviário de São Felix/Cachoeira (que até hoje não saiu do papel). Já Wagner se "lambuja no verbo", promete a construção de um novo aeroporto em Ilhéus, Porto Seguro e Vitória da Conquista, além da Ponte de Itaparica, Fábrica de Avião, Oceanário e blá blá blá.

Ao invés de construir coisas novas (motivo pelo que foi eleito), terminou acabando coisas que já existiam. Aceitou, PASSIVAMENTE, o fechamento do aeroporto de Ilhéus, comemorou a reabertura parcial, e silencia com a transferência de vários vôos para a Ilha de Comandatuba. Isso pra não dizer da fuga de empresas do pólo de informática de Ilhéus, e de outras Indústrias baianas que foram pra Pernambuco e Ceará. É o estilo Wagner de ser!

No palanque permanente, Wagner prometeu ainda duplicar a Ilhéus Itabuna, Novo Porto de Ilhéus e a tal Ferrovia. É importante registrar que, se por um lado, nenhuma das obras são de competência final de Wagner (todas são obras da União Federal), ele, com sua verborragia insistente de se apresentar como “amigo do homem”, tem que também assumir o ônus da não realização das promessas, que faz em nome de terceiros.

Aos fatos. Os Jornais afirmar que, nesta semana, Lula e Wagner vem ao sul da Bahia para: 1º Inaugurar o Gasene (projeto esse iniciado ainda na gestão do ex presidente FHC e que, somente agora será findado); 2º Anunciar a construção da Ferrovia Leste Oeste.

Se de fato Lula (acompanhado de Dilma) e Wagner anunciarem o início da Obra de construção da Ferrovia Leste Oeste, estaremos diante de um absurdo ESTELIONATO ELEITORAL. Explico:

Em 29.12.2009 a VALEC (Empresa Federal que cuida da construção e gestão de Ferrovias no Brasil), lançou o Edital nº 13/2009, cujo objeto era “CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE CONSULTORIA DE ENGENHARIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO EXECUTIVO PARA IMPLANTAÇÃO DA FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE LESTE, TRECHO: FIGUEIRÓPOLIS/TO – ILHÉUS/BA.” (confira em http://www.valec.gov.br/download/licitacoes/edital/concorrencia_Edital_2009-013.pdf). Traduzindo, trata-se de contratação de empresa pra definição de projeto (traçado, estudo de custos, estudo de solo e etc), algo que PRECEDE o Edital de Construção da Ferrovia. O custo dessa contratação gira em torno de 100 mihões, uma bagatela perto do preço da obra de construção, próximo a 2,5 Bilhões.

Pois bem, na data de ontem, 23.03.2010, a VALEC divulgou no Diário Oficial da União (em:http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=125&data=23/03/2010), o resultado da seleção destas empresas que ELEBORARÃO OS ESTUDOS DE PROJETO. Primeiramente, tal resultado ainda encontra-se em prazo de Recurso Administrativo (5 dias), após tal prazo, não havendo recursos, as empresas deverão formalizar o Contrato (dentro de 15 dias), onde, segundo o Edital, terão 6 (seis) meses pra realização dos projetos. Ou seja, Edital pra construção, somente depois de Novembro, claro, se tudo ocorrer absolutamente dentro dos prazos estabelecidos (o que, não é muito comum no Brasil – vide Gasene).

Assim, acaso seja verdade que Lula, Dilma e Wagner estarão, em grande estilo, lançando o início da obra da Ferrovia, ou o Edital pra início da Construção ou qualquer coisa do gênero, é possível afirmar tratar-se de uma inverdade. Basta consultar o Diário Oficial.

Enquanto isso, a população da Região que já caiu em outras dessas (vide “Pac do Cacau”), fica a pensar: Por que acreditar, há seis meses das Eleições, que Wagner vá trazer alguma obra importante pra Ilhéus?

Lamentavelmente, parece que o Governador não gosta do sul da Bahia. Ilhéus tem um caminhão de projetos solenimento arquivados no Gabinete do Governador. Não nos falta projeto, falta EXECUÇÃO, torná-los real.

Subir no palanque e prometer é fácil (vide novo aeroporto, duplicação, fábrica de avião e etc), o problema, Sr. Wagner, é descer do palanque e cumprir. Volte aqui quando tiver algo pra inaugurar, de promessas, estamos com a mala cheia.

Angelo Martins "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui