Pesquisar

terça-feira, 16 de março de 2010

Perguntar não ofende

A iminente visita a Ilhéus do Presidente Lula, junto ao Governador Wagner e outros políticos governistas de nível estadual e federal é uma excelente notícia.

Lula vem inaugurar o gasoduto, que é uma das conquistas que o Sul da Bahia obteve no decorrer do seu mandato. Há outras, sendo digna de menção o Complexo Intermodal, que pode ser a salvação da economia desta região. Não se deve negar os méritos dos governos federal e estadual nesses e em muitos outros episódios.

Eu não pertenço à imprensa, não terei acesso nem ao presidente nem ao governador. Mas estive aqui pensando que gostaria de fazer a ambos algumas perguntas. Quem sabe alguém da imprensa, e que tenha acesso, possa fazê-las por mim. Ficaria agradecido. Outras pessoas também, pois desejam ter as mesmas perguntas respondidas.

Senão vejamos.

Senhores Presidente e Governador. Os senhores se lembram que prometeram para Outubro de 2009 a data em que o aeroporto de Ilhéus voltaria a operar normalmente?

Há, no Brasil, alguns aeroportos em condições geográficas muito mais desfavoráveis, como o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o Goiabeiras em Vitória e o Hercílio Luz em Florianópolis. Não obstante, estes aeroportos não sofrem restrições porque possuem os instrumentos de navegação e aproximação adequados. Porque Ilhéus não merece a mesma atenção por parte da Infraero?

Os discursos a respeito do novo aeroporto são ouvidos na mídia quase que diariamente. Todavia, no plano de investimentos da Infraero não há uma só menção a respeito. Será essa mais uma promessa, como a da normalização dos vôos em outubro último?

Tomara que venha mesmo o novo aeroporto. Mas, infelizmente, serão anos até que esse equipamento esteja operando. O que será do aeroporto de Ilhéus até lá? O que será das atividades econômicas que dependem do aeroporto até lá?

Mudando de assunto. Há inúmeras promessas de uma nova ponte ligando Ilhéus ao Pontal. Se todas fossem cumpridas, não haveria mais como se ver as águas da baía, pois ela estaria totalmente coberta pelo concreto das pontes prometidas. Os senhores, porém, jamais se comprometeram com esse pleito antigo da região. Portanto, não podem ser cobrados. Mas será que é possível incluir a Ponte como parte do Complexo Intermodal, e/ou como parte do PAC do Cacau, já que sua importância está diretamente ligada aos dois empreendimentos?

Seria isso. Ficaria muito grato pela deferência dispensada.

2 comentários:

  1. Afinal, professor, o Sr. odeia ou ama o PT? Uma hora bate, na outra assopra! Decida de que lado está!

    ResponderExcluir
  2. Não se trata de ódio ou amor. Aliás, preferia que a Política fosse como a Ciência: sem espaço para essas duas palavras. Que o pensamento fosse guiado pela razão. Pela crítica. Pelas evidências. Pelo argumento.

    Assim, parece amor ao PT quando eu tenho motivos racionais para tecer um comentário positivo. Como as conquistas sociais do governo Lula, e alguns programas do governo do Estado, por exemplo.

    E parece ódio ao PT quando encontro evidências que sustentam críticas, como promessas não cumpridas, inoperância de setores governamentais e erros de gestão.

    Não é caso de amor. Nem de ódio. Só de reflexão crítica.

    ResponderExcluir

Comente aqui