Pesquisar

sexta-feira, 5 de março de 2010

Descentralização, finalmente?


Esta imagem eu copiei do Blog "Pensar Grande" (leia aqui) na postagem intitulada "Ciclo de debates prepara a Bahia para o futuro".

Durante décadas os governos da Bahia pouco ou nada faziam para desenvolver o estado por inteiro. A Bahia, em termos de desenvolvimento econômico, parecia resumir-se à Zona Metropolitana de Salvador e parte do Recôncavo.

Para o resto do estado algumas migalhas, como os investimentos em fruticultura na região de Juazeiro e na produção de grãos no extremo oeste, ou alguns "milagres", muitas vezes efêmeros, como o Café na região de Vitória da Conquista ou o Cacau, no Sul do estado.

Resultados que surgiram muito mais pelo acaso do que por ação coordenada do governo estadual. Tanto que nunca se planejou a produção e o escoamento das frutas do extremo norte, e muito menos os grãos, que viajam em caminhões pelas rodovias - normalmente em estado precário - que cortam o estado de um lado a outro. Os custos de transporte e as perdas (frutas apodrecem, grãos caem de carrocerias de caminhões, acidentes, etc.) tornam o negócio inteiro apenas um esboço do que ele efetivamente pode ser.

O Mapa acima, ainda que (mais uma vez) trate-se de uma mera promessa, pelo menos mostra uma visão holística do estado inteiro. Uma área de produção de grãos, e outra área de produção de minério. Um sistema ferroviário, cujo transporte é mais seguro e mais barato, corta as duas áreas, em direção a um porto com capacidade para assegurar a logistica de exportação de toda esta produção. No Extremo sul, a produção de Celulose ainda carece de uma infra-estrutura adequada para escoamento. O mesmo se dá com a fruticultura do extremo Norte.

Para esta última, há o Rio São Francisco, que pode ser revitalizado e tornado navegável. A Celulose ainda precisará, pelo que se vê, da velha BR 101 e de um Porto - este pode ser de porte menor - na região de Porto Seguro.

Não sei se tudo isso vai se realizar. Como disse, trata-se de promessas do governo do Estado. E eu, muito pessoalmente, decidi que desconfio de todas as promessas feitas por todos os governos.

Mas é fato que sonhar não custa nada e, ao menos em planejamento (e promessas), pela primeira vez o Governo da Bahia se torna mais do que o Governo da Região Metropolitana de Salvador.

Tomara que não seja um sonho.

Ou então que a gente não acorde mais.

Um comentário:

  1. É o governo do Povo, finalmente olhando para a Bahia Inteira!

    Vejam os exemplos dos estados mais desenvolvidos do País: São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Todos com um programa real de investimentos nas cidades do interior!

    Valeu Jacques Wagner!

    Biro.

    ResponderExcluir

Comente aqui