Pesquisar

terça-feira, 2 de março de 2010

O Greenpeace e o Complexo Intermodal

Eu gosto muito do Greenpeace. Sou, inclusive, um modesto contribuinte desta organização internacional que defende radicalmente a defesa do Meio Ambiente.

Nem sempre concordo com os pleitos e os objetivos do Greenpeace, mas entendo que é muito salutar para todo mundo que existam vozes radicais em defesa do Meio ambiente.

O Greeenpeace que impediu a realização de um teste nuclear do governo francês usando o simples expediente de colocar seu navio sobre as águas onde o teste seria executado (eu, pessoalmente, achei uma medida pouco prudente... mas acho ótimo que existam pessoas assim). E funcionou.

O Greenpeace que atravessa suas frágeis embarcações à frente de navios baleeiros japoneses, denunciando a pesca predatória.

O Greenpeace que tingiu de verde os visons que vivem numa área de caça predatória, usando uma tinta inofensiva, mas tornando sua pele inútil para os fabricantes de casacos.

O Greeenpeace que martelou pregos enormes, atravessando o tronco de árvores em uma área de reserva florestal nos Estados Unidos, tornando a madeira imprestável para uso industrial, mas sem comprometer as funções vitais das plantas.

O Greenpeace cujos ativistas tantas vezes escalaram, acorrentaram-se, abraçaram, gritaram em defesa radical pelo meio ambiente.

Não me surpreenderia se o Greenpeace se posicionasse contra o Complexo Intermodal: esse é o papel deles. Mas, segundo o blog Sarrafo (leia aqui), eles permanecem à distância, como observadores atentos.

Tenho certeza de que quando houver qualquer suspeita, ou o menor descuido com relação aos cuidados que o projeto terá com o meio ambiente, eles estarão lá para denunciar, para protestar, para brigar.

Mas ainda não é o caso, aparentemente.

Mesmo que eventualmente gritando por causas sem fundamento, é bom que exista a voz dissonante, o contraditório. O Greenpeace não dita as regras da sociedade, e sabem muito bem disso. Mas a servem como vigilantes atentos, sempre dispostos a dar o alarme.

Nem todas as vezes o cão que ladra no quintal o faz porque há perigo para a casa.

Mas com certeza é melhor tê-lo latindo do que mudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui