Pesquisar

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Transparência Hacker

Um Hacker é uma pessoa que possui conhecimentos profundos sobre sistemas web service e sobre sistemas operacionais.

Nem tanto do ponto de vista tecnológico, já que o objetivo é desenvolver pequenas linhas de código que explorem bugs ou falhas de segurança nestes sistemas.

A expressão "Hacker" é associada a pessoas que desejam tirar vantagem das falhas dos sistemas de Rede de Computadores em proveito próprio. Hackers são acusados de violar informações alheias, acessar contas de e-mail, redes de relacionamento e até mesmo dados bancários de suas vítimas. Hackers já promoveram brincadeiras com governos, pessoas públicas e grandes corporações, deixando-os em saia justa.

Todavia há que ressaltarmos que nem todos os Hackers atuam meramente como irreverentes ou criminosos. Eles, os hackers, já atuam, em muitos casos, de maneira extremamente positiva.

É o caso dos wikileaks, que vem initerruptamente divulgando documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. Ficaram famosos quando divulgaram uma grande massa de documentos secretos do exército dos Estados Unidos, reportando a morte de milhares de civis no guerra do Afeganistão, por militares norte-americanos.

Consultem o wikileaks aqui (twitter) ou aqui (espelho) porque o site original não está acessível.

E o Brasil possui o Transparência Hacker, que desenvolve uma série de aplicações com dados governamentais (públicos, que se diga) construindo pequenos datawarehouses e permitindo múltiplas visões e diversos tipos de cruzamento de dados.

Em 2009 eles clonaram o Blog do Planalto, com a diferença que, na versão hacker, o blog permitia que os cidadãos postassem comentários. Em São Paulo, hackeraram o serviço de reclamações da prefeitura e montaram um ranking de problemas municipais. Também invadiram o site da Câmara Municipal para publicar a prestação de contas de vereadores.

Wikileak, Transparência Hacker, e outros mais venham. É a Tecnologia da Informação deixando de ser propriedade exclusiva do Capital, e servindo a propósitos diversos. Para o bem de todos.

Um comentário:

  1. Tem gente do bem espalhada na Net professor. Não é só voces com seus doutorados que podem ajudar o mundo da informática!

    Seu aluno

    ResponderExcluir

Comente aqui