Pesquisar

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O rumo de Ilhéus

O recente movimento do grupo contrário ao Complexo Intermodal foi uma manifestação produzida por Paula Lavigne e acompanhada por alguns artistas, principalmente ligados à Rede Globo. A matéria pode ser lida aqui.

Em resposta, o grupo dos que apóiam o projeto propõe a indiferença, alegando que os artistas não sabem do que estão falando, não conhecem a realidade da região, não entendem a situação pré-falimentar pela qual passam as cidade de Ilhéus e região.

Assim, os que apóiam o Complexo Intermodal consideram que a manifestação não carece de resposta.

Acho que é exatamente o contrário. A força dos que estão do outro lado é muito maior do que se pensa. Amealharam aliados poderosos – embora nem sempre os mais recomendáveis – dentro da imprensa nacional. Apesar de estar minado pela Internet, não se deve subestimar o ainda imenso poder da grande mídia. A se ver os episódios das eleições presidenciais.

É importante contrapor a versão única que circula nos meios nacionais, particularmente na Rede Globo, mostrando o outro lado da história. Para o resto do Brasil parece que, por mero capricho, a cidade de Ilhéus vai destruir toda a sua Mata Atlântica. Parece que estão impondo isso contra toda a cidade. Parece que Ilhéus vai muito bem, mas que depois da instalação do Complexo a cidade vai se transformar num depósito de lixo. A Mata se tornará deserto.

É necessário mostrar ao país a outra versão dos fatos. Evidenciar que a imensa maioria da população de Ilhéus apóia o projeto. Deixar claro que a cidade não encontra alternativas econômicas para sua própria sobrevivência, e que as alternativas propostas continuarão levando a cidade em direção ao seu ocaso. Mostrar que o Complexo Intermodal não é incompatível com a preservação ambiental.

Ilhéus e região diminuem a cada dia. As receitas estão cada vez mais esparsas, a administração municipal com cada vez menos força. A cidade perde mais almas a cada aferição do IBGE. A região inteira está empobrecendo rápido e a olhos vistos. As pessoas vêem no Complexo uma esperança, uma chance.

Artistas, imprensa, políticos. Todos tem uma coisa em comum, ainda que por motivos diferentes: um enorme respeito pela opinião pública. Aí pode estar a alternativa a ser explorada.

Enquanto um dos lados dorme considerando a batalha vencida, o grupo do outro lado está se movendo rápido nos bastidores da mídia e da política em busca de reverter a atual decisão em favor do projeto. Eles já mostraram sua musculatura. Podem conseguir.

E Ilhéus terá que engolir uma decisão tomada de cima para baixo, condenando a cidade a permanecer na sua trajetória rumo ao naufrágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui