Pesquisar

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Complexo Intermodal: Xadrez

As disputas políticas que são travadas num ambiente democrático muitas vezes são travestidas em batalhas, no mínimo, interessantes. Às vezes pela agressiva belicosidade dos adversários, às vezes por manobras que exigem muita flexibilidade ética para serem aceitas como parte do jogo. E, por vezes, pela astúcia, inteligência ou perspicácia.

É o caso da notícia recente de que “a ONG Floresta Viva, sitiada em área Uruçuca-Serra Grande, entra em ação através de um Projeto sem pé e sem cabeça ‘CRIAÇÃO DE UM PARQUE MARINHO NA PEDRA DE ILHÉUS’ “ (leia aqui ).

Independente do lado em que se está numa disputa, é importante reconhecer uma jogada inteligente. Totalmente lícita, ética e legal, é importante que isso fique muito claro!

Se o projeto for aprovado, a ONG consegue, num só movimento, inviabilizar o projeto do Complexo Intermodal, o que parece ser, pelo que se lê em seu site (leia aqui) sua principal preocupação no momento. Não há como não reconhecer: um lance genial.

Com alguns efeitos colaterais, pois a implantação do parque marinho também dificultaria a atracação de navios no atual porto de Ilhéus – o que provavelmente diminuiria o número de cruzeiros e encareceria o processo de exportação e importação de grãos e materiais. Além de possivelmente inviabilizar o projeto do porto pesqueiro, que deverá se situar na baía do Pontal.

Evidentemente não estou aqui criticando, do ponto de vista legal ou ético, a ação da Floresta Viva. Faz parte da disputa: ela apresenta o projeto, e se ele for aprovado todo o Complexo Intermodal fica inviabilizado. Xeque-Mate. Uma manobra muito bem pensada, que se der resultado determinará o fim dessa disputa política entre os que desejam e os que não desejam o Complexo.

Pessoalmente, sou a favor do Complexo. Por isso torço para que o projeto do Parque Marinho não seja levado adiante. Mais ainda, acho que os efeitos colaterais gerados no Porto do Malhado e no Terminal Pesqueiro deveriam ser levados em conta também, considerando a combalida economia do Sul da Bahia.

Mas reconheço que, numa disputa política travada como num jogo de Xadrez, essa foi mesmo uma jogada de mestre.

Pode decidir a partida.

2 comentários:

  1. Sou a favor do Complexo Intermodal pois além de trazer riquezas e mudar este cenário atual,vai preservar realmente o resto de Mata Atlantica esxistente em nossa região.As ONGS nada fazem em prol da natureza;quero que divulguem algo,

    ResponderExcluir
  2. Segundo informação de pescadores e mergulhadores, depois da conclusão do Porto do Malhado, o mero canapu sumiu, se encontra um ou outro mero gato.
    Carece de fundamento esta estaparfudia criação de parque.

    ResponderExcluir

Comente aqui