Pesquisar

sábado, 19 de junho de 2010

Os Verdes não são mais Vermelhos

Blog é previsto para ser um lugar onde escrevemos como se num diário.

Pois bem. Aqui vai uma reflexão muito pessoal, e uma crítica ácida, mas muito pessoal também.

Que não seja tomada como propaganda eleitoral. Não é. Mas é propaganda partidária.

Propaganda negativa, infelizmente.

Nos anos 90 eu era partidário do Partido Verde. Quase me filiei. Apoiei Gabeira e Sirkis para presidente, e sempre estive aliado da causa ambiental - que entendia ser melhor defendida por aquele Partido.

Naturalmente que reservava-me o direito de discordar das direções do Partido, mas entendia que o interesse sempre foi o mais limpo: preservação da Natureza e a conseqüente preservação do Homem.

Isso tocava meu coração marxista. Eu sabia que a direção natural do PV, que infelizmente não amealhava votos o suficiente para se destacar, era apoiar as coligações de esquerda.

Daí que segui enamorado do Partido até muito recentemente.

Pois o PV posicionou-se em crítica ao governo Lula. O que eu achei muito coerente e válido. A crítica é um elemento imprescindivel numa democracia, e as que eram feitas pelo PV iam ao lado de minhas convicções.

Mas então as coisas começaram a se deteriorar.

Hoje o PV é um aliado do PSDB e do DEM (ex PFL). Leia aqui.

O PV criticar o governo Lula é bom. Mas o PV se posicionar à Direita, aliando-se aos grupos que administraram esse país à base de privatizações, sucateamento do estado, subserviência econômica internacional, criminalização de movimentos sociais, isso é simpesmente cuspir na própria História.

Desde então que não tenho mais a mesma simpatia pelo PV. Nem mesmo a ida da ex-ministra Marina Silva para o partido conseguiu minimamente resgatar a identidade real do partido que militava pelas causas sociais e ambientais.

O PV deu as costas ao Homem, às lutas sociais, aos anseios populares. Provavelmente dará ao Meio Ambiente também.

Por isso que eu não sou mais simpatizante do PV.

Os Verdes não são mais Vermelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui