Pesquisar

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Razão dos Ambientalistas

O grupo dos que são contrários ao Complexo Intermodal não consegue mostrar um motivo que seja minimamente razoável, pelo menos para mim, a fim de justificar o cancelamento do Projeto.

Aliás, para mim apenas não. A opinião pública da região já deixou claro que considera o Complexo um empreendimento importante, entre outras coisas porque o modelo econômico que rege Ilhéus e região é absolutamente perverso. Não há como se justificar o desejo de manter a economia da região baseada no Cacau e no Turismo. Não há como ser contrário à diversificação.

Mas há questionamentos que, apesar de não justificar o cancelamento do projeto, precisam ser convenientemente respondidos, explicados e debatidos. Por exemplo, num texto publicado no Blog do Gusmão (leia aqui), o Professor Rui Rocha - que defende a não instalação do Complexo - faz alguns questionamentos bastante razoáveis.

Não se pode ser maniqueísta numa questão como esta. Assim como não consigo entender porque para alguns a única solução seria não instalar o Complexo, também me foge o motivo pelo qual as pessoas temem em questionar.

Por exemplo eu, candidamente, gostaria de saber: quando será construído o novo Aeroporto?

O Governador já prometeu esse aeroporto inúmeras vezes, em inúmeras ocasiões diferentes. Mas ainda não se viu nada de concreto nessa direção. Já houve até audiências públicas para o Porto e para a Ferrovia. Porque nada se vê até agora a respeito do Aeroporto?

Ao mesmo tempo em que o novo aeroporto de Ilhéus não sai do papel - aliás, nem no papel entra - o aeroporto de Vitória da Conquista começa a ganhar corpo, e já está em vias de ser licitado (leia aqui).

É razoável que estranhemos a diferença da velocidade com que os dois aeroportos caminham em direção de se tornar realidade. É razoável cobrar uma explicação.

Afinal, perguntar não ofende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui