Pesquisar

sábado, 4 de setembro de 2010

A Pedra Fundamental

Notícia boa!

Parece que o Presidente Lula vem a Ilhéus bater a pedra fundamental da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL) no mês de Setembro.

Quando soube disso fiquei exultante. Pois a FIOL é parte integrante do Complexo Intermodal, este que é a única alternativa concretamente posta para diluir a cruel estagnação econômica a que esta região ex-cacaueira está submetida.

Mas aí vem o meu amigo Algo com seu sorrisinho sacana no canto da boca (já falei que tenho um amigo inconveniente chamado Algo, que sempre me diz coisas desagradáveis quando estou feliz? Quem me apresentou o Algo foi João Ubaldo Ribeiro).

Algo me diz que pedra fundamental não é garantia de nada.

Como assim?” pergunto eu. “O Presidente é que está garantindo!”.

E o sacana do Algo me diz: “O mesmo que 'desatou o nó do aeroporto'?”.

Mas é uma pedra fundamental, o início concreto de uma obra! Agora não tem mais volta!” eu retruquei.

Algo me faz perguntar a mim mesmo: o que é, afinal, uma pedra fundamental? Que garantia ela dá de que o Projeto será levado a cabo?

Algo me lembra que já houve muitas outras pedras fundamentais, que acabaram se tornando apenas mais uma pedra no meio do caminho. Algo me faz lembrar que, se dependesse de pedra fundamental, Ilhéus teria um belo empreendimento comercial na Av. Soares Lopes.

Algo sempre derrama uma ducha friam em minhas melhores expectativas. "Não é culpa minha", alega Algo. "A culpa é de seu otimismo desvairado".

De fato, eu estou otimista. Permaneço otimista. Parece que o Complexo Intermodal pode sair do papel, afinal. Ou pelo menos parte dele. Porque o Aeroporto Internacional, que é o filho mais desejado dessa irmandade de empreendimentos de infra-estrutura, ainda não tem perspectiva de existir de fato. Nem de direito. Como Filho, ainda não passa de um simples teste de gravidez.

Com resultado inconclusivo”, completa Algo.

3 comentários:

  1. "Não adianta nem tentar..." - os ambientalistas do atraso que se debulhem em lágrimas. Ilhéus vai sair do atraso!

    ResponderExcluir
  2. Me parece que os 12 consórcios de grandes empresas que apresentaram propostas, estão sabendo 'algo' mais do que nós.

    ResponderExcluir
  3. Tomara. Tomara que eu esteja apenas tendo suspeitas infundadas. Adoraria me retratar a esse respeito.
    É que sou macaco velho nisso. Não duvido do empenho do governo a respeito da FIOL e do Porto Sul. Já o Aeroporto Internacional...

    ResponderExcluir

Comente aqui