Pesquisar

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Visão além do Umbigo

Lá no Blog do Gusmão, que está nas minhas leituras (quase) diárias - às vezes mais do que diárias - tem uma matéria sobre o "chato" vereador Carqueija, importunando o Governador. Leiam aqui.

Eu não sei se as coisas aconteceram exatamente como narrou o Gusmão. Ele não cita fontes, tampouco deixa claro ter sido ele mesmo testemunha da impertinência do vereador.

Mas cá de meu lado eu fico pensando: o vereador está certo. Gostaria que houvessem outros assim.

Antes que me interpelem: não conheço o vereador Carqueija, não sei se ele é candidato a nada e não hipoteco nenhum apoio a ele. Não faço idéia de sua atuação como edil ou como político, jamais emitiria um juízo a esse respeito.

O problema não é o vereador. É o governador. E não é pessoal: apenas ocorre que eu gosto muito de ver uma autoridade sendo cobrada, pressionada.

Acho que é dese tipo de pressão que a Democracia precisa.

Pelo que a reportagem deixa a entender, parece que o vereador ficou igual "piolho" do lado do governador, insistindo no assunto da Nova Ponte, aquela nova ponte que já é velha de promessas não cumpridas.

Se foi isso mesmo, então parabéns ao vereador. Como representante parlamentar, cuja missão é, entre outras, defender os interesses do município que o elegeu, a ação dele, em tendo acontecido conforme relatado no Blog do Gusmão, foi digna de reconhecimento.

Mais ainda: tomara que, nesse sentido, os outros políticos façam igual ou pior do que ele. Tem que pedir, encher o saco, cobrar mesmo. De Wagner, bem como de qualquer outro governador, prefeito, presidente. Não dá para receber o governador e ficar apenas aplaudindo e puxando o saco quando tantas coisas há por serem feitas numa cidade cada dia mais afundada em seus próprios problemas.

Relatam que ACM visitava Ilhéus e nenhum dos políticos locais pedia nada para o município, apenas benesses pessoais.

Não sei se isso é verdade. Mas se for, então o que fez o vereador Carqueija pode simbolizar um novo tempo: tempo em que se olhe efetivamente pela cidade, pelas pessoas da cidade. Um novo superpoder que deveria se espalhar rápido entre nossos políticos.

Visão além do Umbigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui