Pesquisar

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pastor Jones de novo

Terry Jones. Esse é o nome do cidadão.

Ele garante que vai queimar 200 cópias do Alcorão para "lembrar o aniversário do 11 de Setembro". Leia aqui.

Um certo Pastor Jones, Estados Unidos, Religiosidade Exacerbada. Já assistimos a esse filme antes. E o final nao foi feliz, como se pode ler aqui.

Agora vem esse Novo Pastor Jones dando mais uma demonstração da impressionante intolerância religiosa típica de certas religiões. Não só nos Estados Unidos. No mundo todo. No Brasil também.

Muitas vezes queremos ver nosso país como um lugar de tolerância e pluralidade religiosa, mas infelizmente não é exatamente assim que as coisas são.

Pois aqui não se atacam os templos e as cerimônias de culto de Ubanda? Macumba não é sinônimo de feitiçaria? Candomblé não é "coisa do Diabo"?

A intolerância e a ignorância vão longe a ponto de não conseguirem ver diferença entre Ubanda, Candomblé e Espiritismo.

Eu fico imaginando o que aconteceria com a bibliografia religiosa se todos começassem a fazer como o Pastor Jones.

Acho que não haveriam mais exemplares da Bíblia cristã. Pois os muçulmanos poderiam queimar algumas dezenas de milhares delas a cada aniversário de cada uma das cruzadas. Foram nove cruzadas, e elas já tem mais de 700 anos de idade cada uma. É só fazer as contas de quantos aniversários e quantas Bílblias queimadas.

Os muçulmanos também poderiam comemorar o aniversário de cada uma das incursões de Israel contra o território Palestino com uma bela fogueira de exemplares da Torá.

Aqui no Brasil não precisaríamos mais extrair madeira para o São João durante um bom tempo. Basta imaginar a Escravatura, o Sincretismo e cada uma dessas absurdas intervenções públicas de certos pastores evangélicos associando as religiões Afro-Brasileiras ao Mal. Tudo isso suscitaria uma bela fogueira de Bíblias sagradas cristãs.

Os índios, ao comemorarem o aniversário das Missões e das Catequeses dos jesuítas também queimariam as suas.

É a ignorância se impondo às pessoas pelo viés da religião. Lamentável. Quem tiver curiosidade que leia o Alcorão, a Torá, a Bíblia, os ensinamentos de Buda, o livro de Allan Kardec e tantos outros, assim como os rituais e as cerimônias de todas as religiões.

Se a mente do leitor for minimamente aberta a considerações culturais e históricas, e for capaz de uma interpretação razoavelmente simples, então verá a beleza de todos esses textos. Eivados de ensinamentos, Mitologia, História, Cultura.

Seria um deleite para o Cérebro e para a Alma. Se Cérebro e Alma houverem, ainda não corroídos pela Intolerância.

Um comentário:

  1. o pastor ja mudou de opinião, sorte dele, pois a partir desta atitude, iriamos ter realmente uma guerra religiosa mundial !!!

    devemos respeitar toda e qualquer religião !!!

    ResponderExcluir

Comente aqui