Observando as manchetes eleitorais, aquelas que são sempre as mais apaixonadas, otimistas e pretenciosas, vê-se que em certos casos é difícil continuar com Fé.
Particularmente, acho que os grapiúnas devem se preocupar a respeito do futuro Aeroporto Internacional de Ilhéus.
O Complexo Intermodal pode ficar manco: a Ferrovia Integração Oeste Leste e o Porto Sul andam de vento em popa. Em breve começarão a se tornar realidade.
Mas o Aeroporto, aquele que, para os sul-baianos, é a parte mais importante do Complexo, esse parece que anda a passos de Tartaruga. Se é que anda mesmo.
O aeroporto de Vitória da Conquista já está a caminho de ser licitado. E o Aeroporto de Ilhéus vai ficando pra depois.
Bem depois. Como dá a entender, em ato falho, a secretária estadual da Casa Civil, Eva Maria Chiavon (leia aqui).
A Secretária apresentou o plano estratégico de Infra-estrutura estadual. Na ocasião, mostrou uma série de projetos e realizações em recuperação de rodovias, aeroportos e aeródromos. Os mais atentos puderam observar: nem uma palavra sobre o caso do Aeroporto Internacional de Ilhéus.
E a Secretária foi além, como se notou sutilmente: “Está em curso ainda o processo da construção do sistema da BA-093, da Ferrovia Leste-Oeste e do Porto Sul. Nossas ações são concretas”.
Logo, o Aeroporto Internacional não parece ser uma ação concreta.
Efetivamente fica difícil de entender: se o Aeroporto Internacional de Ilhéus realmente estiver nos planos do Governo Estadual, porque a Secretária omitiu isso em seu discurso? O Aeroporto não é tão importante que mereça ser citado?
Pode ser. Todavia é forçoso pensar numa hipótese mais simples: talvez a Secretária não tenha citado o Aeroporto, embora tenha citado a Ferrovia e o Porto, por um motivo bem mais simples.
Não há Aeroporto Internacional de Ilhéus. Nem projeto de Aeroporto Internacional. Nem plano concreto de Aeroporto.
A Ferrovia virá. O Porto também. Mas pode ser apenas isso.
Ilhéus vai ficar a ver Navios.
Wagareza e suas promessas. Só bobão mesmo quem acredita.
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