O caminho estava aberto para Ayrton Senna. E o brasileiro começou arrasador, levando seu Mclarem à vitória nos quatro primeiros Gps: Estados Unidos, Brasil, San Marino e Mônaco. A fatura parecia liquidada.
Mas não estava.
Após um erro bobo no Canadá, Ayrton viu a corrida ser dominada por Nigel Mansel, que conduzia seu Williams num desempenho surpreendente, e só não venceu porque um problema, provavelmente eletrônico, o fez parar na última volta.
Para felicidade de Nelson Piquet, que venceria ali sua última corrida de Fórmula 1 a bordo de um Benetton. A vitória de Piquet foi histórica, pois somadas às 4 anteriores de Senna e às duas vitórias dele próprio, Piquet, no final da temporada de 1990, davam ao Brasil a impressionante seqüência de 7 vitórias consecutivas na Fórmula 1. Quase meia temporada.
Mansell e sua Williams, que começaram o campeonato de forma claudicante, abandonando as três primeiras corridas, começaram a mostrar um desempenho cada vez melhor. A Williams vence quatro corridas em sequencia, um delas com Ricardo Patrese. A aproximação do piloto inglês na tabela do campeonato era cada vez mais ameaçadora, mas a Mclarem e a Honda conseguem uma reação nas corridas seguintes, voltando a ter desempenho comparável ao da Williams. Senna vence os grandes prêmios da Hungria e da Bélgica, a corrida em que Bertrand Gachot não pôde comparecer simplesmente porque estava preso, e por este motivo em seu lugar estreava um desconhecido piloto chamado Michael Schumacher.
Naquela temporada a Mclarem foi superior à Williams em oito corridas, e a Williams superou a Mclarem em outras oito. Neste cenário de equilíbrio, a experiência e o talento de Aytron Senna fizeram diferença.
Senna e Mansell travaram um duro duelo em 1991. Foto: GP da Espanha |
E tudo acabou ali mesmo. Os dois carros da Mclarem sobravam na corrida, com Berger liderando, fazendo o papel de coêlho, enquanto Senna segurava Nigel Mansell. Ainda no início da corrida, ao tentar entrar muito próximo do Mclarem na curva 1, o inglês viu seu Williams perder a direção e acabou na brita. Senna era o campeão. Daí em diante exibiu suas qualidades, assumindo a liderança da prova até a última volta.
No final, numa decisão eticamente contestável, a equipe determina a inversão de posições, e Gerard Berger venceu a prova.
Fazem 20 anos que Ayrton Senna venceu seu último campeonato. E desde então nenhum brasileiro levantou a taça de campeão mundial de Fórmula 1.
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