Pesquisar

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Israel e Palestina

Muitas vezes não é possível se perceber uma infinidade de mudanças, que revelam ações e interesses, a partir das informações colhidas no instantâneo de um momento.

Por outro lado, normalmente uma análise que considere a evolução temporal do objeto em estudo se mostra reveladora. Esta necessidade de se avaliar não num instante, mas todo o longo de um período é o que os historiadores fazem. E isto se torna bastante elucidativo.

Um exemplo é a questão entre Israel e a Palestina, no médio oriente. O que parece uma simples disputa, com ataques militares e contra-ataques "terroristas", revela-se muito mais surprendente após uma análise extemporânea. Considerando o período que vem desde 1945 até hoje se vê com clareza. Não se trata de uma disputa, ou terrorismo, tampouco diferenças religiosas. Sem entrar no mérito, já que cada lado possui seu arrazoado, a constatação é bem simples: trata-se de uma invasão.



Palestina e Israel: 1945 a 2000
Desde o final da segunda grande guerra se vê expansões sucessivas do estado de Israel, abocanhando cada vez mais áreas outrora palestinas, mudando progressivamente as cores de toda a região.

Claro que esta análise é limitada, principalmente no tempo, já que toma apenas meio século como referência. Não obstante, é sintomático o que se percebe ao longo desses anos, e é interessante como isso é difícil de ser observado senão sob a perspectiva histórica (extemporânea).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui