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segunda-feira, 26 de março de 2012

Felipe Fora

Não resta mais dúvidas, ou argumentos, ou alternativas. Felipe Massa está definitivamente fora da Ferrari.

Felipe Massa vive seu ocaso na Ferrari
Sua saída pode se dar apenas ao final da temporada, e do contrato em vigência. Mas não é de se surpreender se a casa de Maranello resolver se despedir do brasileiro já, talvez antes mesmo da próxima corrida.


É que, infelizmente, Felipe Massa não é mais competitivo, rápido e competente como já foi no passado. Não é nem a sombra do piloto que acabou não vencendo o campeonato mundial em 2008 por duas curvas apenas.

Seu desempenho não está mais sequer na linha do aceitável, quando se pensa em equipes de ponta. Basta tomar por exemplo a última corrida, a da Malásia. Ali, Felipe Massa foi, virtualmente, o último colocado. A Ferrari de número 6 terminou à frente apenas dos carros da Carteham, da Marussia e da HRT, as chamadas "nanicas", que muita gente duvida serem carros realmente de Fórmula 1.

Enquanto isso o seu companheiro de equipe fazia uma exibição histórica e levava o sofrível carro vermelho à Vitória.

Com requintes de crueldade.

A equipe Ferrari levou um novo chassis para ele na Malásia, teoricamente por conta do pífio desempenho da Austrália. O que poderia ser sua esperança, na verdade tornou-se seu calvário: ficou evidente que independente de chassis Felipe está tendo um desempenho simplesmente inaceitável. Talvez a troca do equipamento tenha sido apenas uma estratégia para tornar públicas as limitações do brasileiro.

Que agora são inadvogáveis.

As teorias são muitas: o acidente na Hungria em 2009, a ordem de equipe "Fernando is faster than you" na Alemanha em 2010, ou simplesmente saco cheio mesmo. Indiferentes a estes pormenores, a torcida ferrarista, a imprensa especializada - até mesmo a brasileira - já entendeu que Felipe não cabe mais na Ferrari. Simples assim.

E aí surge a pergunta óbvia: o que será de seu futuro?

Parece difícil que Massa consiga um cockpit decente dentro das possibilidades atuais. As equipes de ponta não confiam - ou não deveriam confiar - num piloto que apresenta resultados tão pobres assim.

Uma saída honrosa seria a Sauber, numa troca com Sérgio Perez, operação para a qual a Ferrari possui uma carta poderosa: os motores que fornece à equipe suiça. Como motores de Fórmula 1 custam dinheiro, e muito, eles com certeza podem ser o início de uma negociação trocar o brasileiro e o mexicano de lugares.

Talvez isso aconteça, e possivelmente ainda nesta temporada. Há rumores de que antes mesmo do GP da China.

Bem medida e bem pesada, a ida de Felipe para a Sauber não seria ruim, pelo menos para o brasileiro. Massa iria para um time com o qual guarda boas relações, inclusive com o dono da equipe, e passaria a sofrer menos pressão. Num ambiente assim, o piloto poderia tentar entender o que há de errado consigo para que possa, talvez, refazer a sua carreira no futuro. Isto se ele conseguir superar um obstáculo adicional, mas nada desprezível, que existe ali dentro.

Kamui Kobayashi.

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