Pesquisar

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Conselho de Trânsito e Mobilidade

No blog "Agravo Ilheense" há uma pequena postagem, mas que aponta para uma medida que, se conduzida correta e efetivamente, pode contribuir muito positivamente para que Ilhéus se torne uma cidade melhor.

Leia aqui, o blog "Agravo" e veja como na terça-feira, dia 13/10/1009 uma postagem afirma que a câmara de vereadores aprovou a criação do "Conselho de Trânsito e Mobilidade"

É forçoso reconhecer que o trânsito da cidade é desumano, pois pedestres, ciclistas motociclistas e motoristas convivem sob intensas tensão e agressividade, que resultam em perdas, muitas vezes de vidas.

Além disso, o trânsito é um dos maiores entraves da cidade de Ilhéus.

O comércio é prejudicado, pois o acesso às casas comerciais é uma verdadeira maratona, tanto para motoristas quanto para pedestres. Não há estacionamentos, e há infrações constantes e impunes das regras de circulação. Isso desestimula qualquer cliente a se deslocar até o centro comercial.

Além disso, o Trânsito de Ilhéus impacta negativamente no Turismo, pois a sinalização da cidade é precária, e o tráfego confuso. Somando isso ao comportamento dos motoristas que literalmente assustam os turistas, vê-se o quanto melhorar o trânsito ajudaria o desenvolvimento do turismo na cidade de Ilhéus.

O transporte coletivo precisa ser reestruturado, e é urgente a construção de um terminal de integração, além do aprofundamento da pressão política pela criação de uma zona metropolitana entre as cidades de Ilhéus, Uruçuca e Itabuna (pelo menos), para permitir (e exigir) uma tarifa mais justa para as pessoas que trafegam diariamente entre esses municípios.

As pessoas com deficiência física também precisam ser contempladas: calçadas rebaixadas, estacionamentos reservados a portadores de deficiência e o aparelhamento dos ônibus para permitir o acesso dessas pessoas ao transporte público.

Como se vê, trabalho não falta para o Conselho de Trânsito e Mobilidade. Mas a notícia do "Agravo" é incompleta. Porque ficam as perguntas: quando será composto esse conselho? Quem serão as pessoas que o comporão? Quais serão suas atribuições? Quais as prerrogativas que o conselho possui para fazer valer suas decisões?

Não há dúvida de que é uma boa idéia a criação do "Conselho de Trânsito e Mobilidade".

Mas, assim como acontece com os carros e as vagas de estacionamento, ficam sobrando perguntas e faltando respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui