Pesquisar

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Preciosa Ponte

A distância entre Salvador e Itacaré agora é de 3 horas, devido à inauguração da ponte sobre o Rio de Contas (leia aqui).



O que encurtará a viagem até Ilhéus também. Aliás, até Canavieiras.

Uma bela obra do governo do Estado, não se pode negar. Que foi entregue com atraso, é verdade, mas que fortalecerá o turismo, integrando 3 dos principais destinos turísticos do estado: Salvador, Itacaré e ... Morro de São Paulo, cujo acesso se dá via Valença que fica no meio do caminho entre Salvador e Itacaré.

"Mas o turismo em Ilhéus não será beneficiado com essa ponte também?" perguntariam-me alguns.

Pode até ser. Mas provavelmente o ganho real será irrelevante. Os turistas que saem viajando de carro, principalmente quando passam por locais atraentes, tendem a percorrer distâncias relativamente pequenas. Assim, provavelmente os turistas que saem de Salvador via Ferry Boat estarão seduzidos pelas belezas de Morro de São Paulo, Camamu, Itacaré ou Serra Grande muito antes de chegarem a Ilhéus.

Para Ilhéus tipicamente aportam de carro os turistas vindos do interior da Bahia e dos estados vizinhos de Minas Gerais, Goiás (Distrito Federal incluído) e Tocantins.

Muitos desses turistas, aliás, trazem tanta disposição ao vandalismo e tanta desconsideração pela cidade que os recebe que melhor seriam se não viessem. Todavia, estes não são todos, é importante que se diga.

Para Ilhéus, o Turismo precisa de estrutura portuária e, principalmente, aeroportuária. Ilhéus precisa estar listada nas opções de turismo das agências de todo o país, principalmente nas regiões sudeste e sul, de onde saem mais turistas atraídos pelas águas mornas das praias do Nordeste.

Para isso há que haver muitos vôos diários (e noturnos, senhores Governador e Presidente... lembem-se de cumprir o que prometem), que cheguem o mais lotados possível.

É preciso apostar no turista que visite barracas de artesanato, hospede-se nos hotéis e pousadas, coma nos bares, barracas de praia e restaurantes, consuma os serviços receptivos.

E, portanto, é preciso que exista qualidade em tudo o que é oferecido a esse turista. Atendimento, segurança, higiene e preço justo são atributos que convidam o turista a voltar. E trazer mais pessoas consigo.

Ao mesmo tempo, é muito importante que, na medida do possível, possa-se afastar da cidade os turistas que alugam casas por temporada e não consomem serviços nem produtos na cidade. Os turistas-poluição. Poluição sonora, das praias, das ruas, da economia da cidade.

Mais um verão chegando. Vamos tentar de novo fazer o dever de casa. O Turismo em Ilhéus é uma verdadeira galinha dos ovos de ouro.

Mas às vezes parece que querem matar ave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui