Pesquisar

sábado, 3 de outubro de 2009

Meninos, eu Vi!

Mensalões, ambulâncias, cooptação de caseiros, pressão em secretárias da Receita, fraudes no ENEM à parte. Não que essas coisas sejam defensáveis. Tampouco que eu acredite desvairadamente em cada denúncia. Contudo, e apesar de tudo, estava hoje fazendo uma reflexão a respeito das coisas que eu nunca pensei que viveria para ver.

O Brasil ser considerado “credor” da dívida externa. Aquela que parecia “impagável” em outros tempos.

O Presidente do Brasil ser recebido como presença de honra na Inglaterra (aquele que é convidado a se sentar ao lado da Rainha) destacando-se num encontro dos líderes dos países mais ricos do mundo.

Aliás, o Brasil participar de um encontro entre os países mais ricos do mundo.

O Brasil se tornar auto-suficiente em petróleo, e possivelmente vir a ser a maior potência energética do planeta.

Diminuição efetiva e irrefutável – dados do IBGE e da ONU – dos índices de pobreza e miséria.

Estação de seca no Nordeste sem as velhas manchetes dando conta de milhares e milhares de pessoas vivendo à base de Calango assado e Palma cozida.

O Brasil parar de tomar dinheiro emprestado, sujeitando-se às determinações e ingerências do FMI.

O Brasil emprestar dinheiro ao FMI para socorrer economias de outros países.

Frente à maior crise econômica mundial desde 1929, que devastou economias pelo mundo inteiro, o Brasil foi um dos últimos países a entrar em recessão, e um dos primeiros a sair dela. Eu sou do tempo em que uma pequena crise na Argentina ou no México fazia a economia brasileira derreter (ou, como se dizia: se a Argentina "espirra", o Brasil "pega uma Tuberculose").

O Brasil sediar uma Copa do Mundo.

O Brasil sediar os Jogos Olímpicos.

Devo ter esquecido alguma coisa.

Eu sou um crítico contumaz do governo do presidente Lula. Muitas dessas “conquistas” que listei acima eu, pessoalmente, nem considero vantajosas, porque não estou convencido de que estrategicamente foram compensatórias.

E não me esqueço de inúmeras mazelas e problemas que este governo criou, ou não resolveu.

Mas não se pode negar: durante os quase 7 anos de governo do Presidente Lula, do PT e de sua coligação – que muitas e muitas críticas e suspeitas merecem – tenho visto coisas que realmente jamais pensei que veria em minha vida.

Um dia terei cá minhas memórias, da forma do velho Timbira, que vive em “I-Juca-Pirama”, de Gonçalves Dias. E lembrarei desta época, assim como o velho índio se lembra do “moço guerreiro Tupi” e suas façanhas.

E direi para meus filhos e filhas, ou para os netos que um dia terei: “Meninos, eu vi!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui