Pesquisar

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aplausos

A recente decisão da câmara de vereadores da cidade de Ilhéus merece aplausos de toda a sociedade. Não permitir o modelo "Motocobra" - em que o motorista também faz as vezes de cobrador - provavelmente desagradou aos empresários do transporte coletivo. Mas foi uma medida de valorização dos trabalhadores e dos usuários do sistema, além de promover um pouco de Paz ao trânsito da cidade.

Os trabalhadores seriam massacrados caso essa medida fosse levada a cabo por dois motivos óbvios: primeiro, os motoristas teriam que arcar com a responsabilidade dupla de lidar com o trânsito e também com o pagamento das tarifas. A carga de 6 horas dirigindo já é, por si só, extremamente elevada, pois são 6 longas horas em que o trabalhador precisa dedicar initerruptamente 100% de atenção, paciência, reflexos e esforço físico. A carga de 6 horas lidando com dinheiro também é suficientemente alta, tanto que os Bancários não aceitam trabalhar mais do que isso diariamente. Impor 6 horas dirigindo E cuidando do pagamento de tarifas é, no meu modesto entender, simplesmente desumano. Provavelmente comparável à alguma atividade escravagista. O segundo fator de massacre aos trabalhadores seria a demissão em massa dos cobradores, que seriam desnecessários no novo modelo.

Os usuários foram valorizados também, porque o tempo médio das paradas dos ônibus aumenta em alguns segundos quando o motorista é responsável por guiar e tratar do pagamento da tarifa, já que as duas coisas não poderão ocorrer ao mesmo tempo. Esses pequenos segundos consumidos em cada uma das paradas somariam muitos minutos de atraso diariamente, e os usuários do sistema é que seriam penalizados com isso.

Finalmente, as pessoas que estão sujeitas ao trânsito da cidade de Ilhéus também precisam ser gratas à decisão da câmara pois, ao estarem sujeitos à jornada desumana que mencionei acima, seria de se esperar que os motoristas passassem a cometer mais erros - humanos que são - em virtude da imensa pressão a que estariam submetidos diariamente. E no trânsito os erros invariavelmente geram acidentes. Que geram frequentes perdas, às vezes de vidas humanas.

Assim, a decisão da câmara de vereadores concedeu um mínimo de dignidade aos trabalhadores que guiam os veículos, além de uma oportunidade de os cobradores manterem seus empregos, mais um certo patamar de qualidade no serviço de transporte público e, provavelmente, ajudará na preservação de vidas.

Em troca de possivelmente desagradar os empresários que detém a concessão do sistema público de transporte.

O saldo, afinal, me parece positivo.

A câmara de vereadores está de Parabéns.

A cidade agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui