Uma celeuma enorme em torno do empreendimento que o empresário Guilherme Leal, dono de várias empresas - a principal é a Natura Cosméticos - está desenvolvendo na área Norte de Ilhéus.
Várias matérias a respeito podem ser lidas nos blogs e sites de notícias da região, como se pode conferir, por exemplo, aqui, aqui, aqui e aqui.
Pessoalmente eu acho muito bom que o Sr. Guilherme Leal esteja desenvolvendo um empreendimento em Ilhéus. Acho que haverá um impacto ambiental, realmente, mas sei que esse impacto pode ser minimizado e compensado. Da mesma forma que o projeto do Complexo Intermodal. Mas há também um impacto social muito positivo, com a geração de empregos e renda.
Além disso, pessoalmente ainda não vi nada de espantoso no caso. É um empreendimento que gera um impacto no Meio-Ambiente, é verdade. E que precisa ser convenientemente vigiado pelo IBAMA e pela sociedade em Geral. Tenho certeza que as mesmas ONGs que denunciam o Complexo Intermodal também estarão, coerentemente, prontas a denunciar as eventuais irregularidades no projeto do Sr. Guilherme Leal.
Mas ainda assim, as informações dão conta de que há suspeitas de irregularidades e, por conta delas, o Empresário foi notificado e deverá prestar esclarecimentos aos órgãos competentes.
Não é um fato tão fantástico assim. Tenho certeza que o IBAMA continuará irredutível ao cobrar os esclarecimentos que julgar necessários, e que o Empresário as fará, na forma da Lei.
É exatamente o mesmo que, quiçá, acontecerá quando da instalação do Complexo Intermodal: o IBAMA estará atento, e cobrará esclarecimentos, adequações e o que mais julgar necessário, ao passo em que aos empresários caberá se sujeitar e seguir os ditames legais e ambientais.
E da mesma forma que são ágeis a denunciar e alardear os problemas potenciais - ainda que inverossímeis - a respeito do Complexo Intermodal, espero que as mesmas organizações e assoçiações, coerentemente, denunciem quasquer eventuais atos suspeitos ou irregulares do Sr. Guilherme Leal, da mesma forma que fazem a respeito do Complexo Intermodal.
Ou isso ou não merecerão mais sequer o respeito das pessoas da região.
Pois é como dizia minha avó: Pau que dá em Chico, dá em Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui